"O uso do computador na prática pedagógica do ensino fundamental ciclo I e II"
Resumo
Resumo : Pesquisa realizada sobre novas tecnologias educacionais nos anos de 2003 e 2004 com ênfase nas [possíveis] transformações curriculares que estão ocorrendo por conta da utilização delas dentro do ambiente da escola pública. Orienta-se por pesquisa empírica realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, no estado do Paraná e é apoiada pela vivência do autor fiunto a projetos de implementação de novas tecnologias educacionais em escolas da rede pública Brasileira. O objetivo é compreender como se dá a dinâmica da chegada dos computadores na escola, da necessária e nem sempre suficiente "capacitação" dos docentes e a leitura do contexto histórico em ique essa transformação se dá. Fundamenta-se, também, em uma teoria que vê as novas tecnologias, em Éespecial a informática, como algo positivo no ambiente escolar desde que utilizada de forma didática, séria e complementar ao trabalho pedagógico já realizado. O autor estuda as respostas dadas pelas professoras e professores das escolas visitadas para verificar a visão destes na determinação de uma Édisciplina de informática transfonnando esta não em mais um instrumento a ser utilizado por todas as disciplinas mas sim como um novo objeto de estudo que ganha corpo e conteúdos próprios ¿compartimentando mais o saber escolar.