Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azrapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Vera Lucia Jarenko dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T18:22:37Z
dc.date.available2022-08-16T18:22:37Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66933
dc.descriptionOrientadora : Cristina Azra Barrenecheapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.description.abstractResumo : Pesquisa realizada sobre novas tecnologias educacionais nos anos de 2003 e 2004 com ênfase nas [possíveis] transformações curriculares que estão ocorrendo por conta da utilização delas dentro do ambiente da escola pública. Orienta-se por pesquisa empírica realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, no estado do Paraná e é apoiada pela vivência do autor fiunto a projetos de implementação de novas tecnologias educacionais em escolas da rede pública Brasileira. O objetivo é compreender como se dá a dinâmica da chegada dos computadores na escola, da necessária e nem sempre suficiente "capacitação" dos docentes e a leitura do contexto histórico em ique essa transformação se dá. Fundamenta-se, também, em uma teoria que vê as novas tecnologias, em Éespecial a informática, como algo positivo no ambiente escolar desde que utilizada de forma didática, séria e complementar ao trabalho pedagógico já realizado. O autor estuda as respostas dadas pelas professoras e professores das escolas visitadas para verificar a visão destes na determinação de uma Édisciplina de informática transfonnando esta não em mais um instrumento a ser utilizado por todas as disciplinas mas sim como um novo objeto de estudo que ganha corpo e conteúdos próprios ¿compartimentando mais o saber escolar.pt_BR
dc.format.extent[41f.] : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.title"O uso do computador na prática pedagógica do ensino fundamental ciclo I e II"pt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples