Ensino médio, currículo e subjetividade
Date
2000Author
Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-
Metadata
Show full item recordSubject
Curriculos - Planejamento - PlanejamentoPolitica e educação
Educação - Tecnologia - Tecnologia
Subjetividade
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia EspecializaçãoAbstract
Resumo : Esta pesquisa estuda o papel do Ensino Médio na formação das subjetividades dos
alunos, através da análise dos significados e sentidos que eles constróem a respeito da
escola. Compreende-se o currículo como prática social, resultado de múltiplas
determinações político-econômicas, administrativas, físicas, éticas, estéticas, subjetivas,
técnico-científicas, intemas e extemas à escola/ Portanto, não é possível entender a sua
organização intema, hoje, desvinculada das diretrizes instituídas pela assunção do modelo neoliberal. É preciso salientar que o currículo se constrói nessas relações e os sujeitos da prática educativa estão diretamente implicados no processo que o constitui. Ele exprime opções de vida, de educação, diferentes, convergentes e, muitas vezes, antagônicas. As relações que se estabelecem a partir do confronto entre estas concepções ganham existência material em inúmeros atos cotidianos que são expressões sutis e complexas das relações de poder que aí se estabelecem. A escola é um local privilegiado de constituição de subjetividades. A cada nova situação criada pelos sujeitos do processo educativo, estes se transformam e transformam-na no movimento dialético do real. Com a intenção de compreender este movimento de constituição dos sujeitos, a pesquisa utilizou a representação pelo desenho para a seleção de dez alunos de terceiro ano de Ensino Médio notumo de escola pública para entrevista. Optou-se pela entrevista semi-estruturada com a intenção de promover o confronto entre as representações dos estudantes e o referencial bibliográfico da pesquisa. As análises apontam- para a confirmação de que a construção de subjetividades não se realiza de maneira intencional na escola sobretudo porque, com um trabalho pautado na ciência modema, sobre os princípios de quantificação e absolutização do conhecimento e dos métodos construção da ciência, isto não é considerado relevante. As relações que os sujeitos da prática educativa estabelecem entre si no processo contínuo de construção do currículo é fundamental para a formação das subjetividades individuais e coletivas dos
alunos.