A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
Abstract
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões norteadoras: a) Que diferenças, de um contexto escolar para o outro, foram identificadas pelas crianças durante a travessia? b) Quais estratégias foram desenvolvidas pelas crianças nos contextos das suas escolas? Para isso, foi realizado um estudo de base interpretativa de cunho etnográfico com crianças, em duas instituições escolares, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola de anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública de Ponta Grossa, no Paraná - BR. Entendendo as crianças como sujeitos competentes, criadores de culturas, agentes no processo de socialização, a inserção nos dois contextos educacionais, nos períodos de agosto a dezembro de 2018 e fevereiro a julho de 2019, sucedeu buscando a aproximação com as crianças, de seus corpos em movimento, seus costumes e compreensões embrenhadas nos rituais das escolas. Os conceitos de criança e infâncias foram embasados nas perspectivas da sociologia da infância, pela voz de Sarmento (2003, 2005, 2008, 2011), Soares (2005), Qvortrup (2010), Sirotà (1993), Corsaro (2011). A experiência, como transformação do sujeito, esteve ancorada nas reflexões de Larrosa (2002, 2011, 2014). A poética da travessia e da mestiçagem do sujeito, no processo de transformação foi construída pelas palavras de Serres (1993). As explicações de Le Breton (2007) e James, Jenks e Prout (1999) foram essenciais para compreender que a experiência da criança é corporal, se transforma e transforma suas vivências sociais, e é cheia de significados e sentidos próprios. Por meio dessas compreensões, os instrumentos de produção de dados foram adaptados aos contextos da investigação: observação participante, entrevistas e visitas monitoradas; Os eixos de análise dos dados, baseados nas questões norteadoras, foram: diferenças identificadas pelas crianças entre as Margens inicial (o CMEI) e final (a Escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e estratégias realizadas pelas crianças nos dois contextos em relação as rotinas e espaços, as práticas e as regras escolares de suas escolas. Os resultados apontam que no CMEI há a ênfase das culturas infantis e na escola a valorização dos currículos e conteúdos formais de leitura e escrita, que colaboraram para alterar a experiência corporal e o modo de participação das crianças de um contexto para o outro; a revelação de que as crianças gostam e desejam as mudanças inerentes aos contextos de suas escolas; e que o corpo criança, na travessia da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é o lugar da sua experiência, tanto quanto é o lugar das suas interpretações e ações sociais. Assim, como estudiosos da escola de crianças, fica a tarefa de refletir sobre a necessária revalidação do corpo criança, enquanto lugar da experiência, dos significados e sentidos, no âmbito da Pedagogia da Infância. Palavras-chave: Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Travessia; Corpo; Pedagogia da Infância; Pesquisa com crianças. Abstract: Understand the children's point of view on how their experience of crossing from Early Childhood Education to the Early Years of Elementary Education is, made up the objective of this study. Two guiding questions derive from this objective: a) What differences, from one school context to another, were identified by the children during the crossing? b) What strategies have been developed by children in the context of their schools? To this end, an interpretive-based study of an ethnographic nature with children was carried out in two school institutions, a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) and a school in the early years of elementary school, of the public education system Ponta Grossa, Paraná - BR. Understanding children as competent subjects, creators of cultures, agents in the socialization process, the insertion in the two educational contexts, in the periods from August to December 2018 and February to July 2019, succeeded in seeking to approach the children, their bodies on the move, their customs and understandings embedded in school rituals. The concepts of child and childhood were based on the perspectives of childhood sociology, through the voice of Sarmento (2003, 2005, 2008, 2011), Soares (2005), Qvortrup (2010), Sirotà (1993), Corsaro (2011). The experience, as a transformation of the subject, was anchored in Larrosa's reflections (2002, 2011, 2014). The poetics of the subject's crossing and miscegenation, in the process of transformation was built by the words of Serres (1993). The explanations of Le Breton (2007) and James, Jenks and Prout (1999) were essential to understand that the child's experience is corporal, transforms yourself and transforms your social experiences, and is full of meanings and own senses. Through these understandings, the data production instruments were adapted to the research contexts: participant observation, interviews and monitored visits. The axes of data analysis, based on the guiding questions, were: differences identified by the children between the initial (the CMEI) and the final (the Elementary School of Elementary School) margins and strategies carried out by the children in the two contexts in relation to the routines and spaces, school practices and school rules in their schools. The results show that at CMEI there is an emphasis on children's cultures and at school the valuation of curricula and formal contents of reading and writing, which collaborated to change the corporal experience and the children's participation from one context to another; that children like and desire the changes inherent in the contexts of their schools; and that the body-child, in the crossing of Early Childhood Education for the Early Years of Elementary School, is the place of its experience, as well as the place of its interpretations and social actions. Thus, as researchers at the children's school, it remains the task of reflecting on the necessary revalidation of the body-child, as a place of experience, of meanings and senses, within the scope of Childhood Pedagogy. Key words: Child education; Early Years of Elementary School; Crossing; Body; Childhood Pedagogy; Research with children.
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