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dc.contributor.authorSciamana, Julia Letícia, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T21:59:39Z
dc.date.available2021-01-19T21:59:39Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65620
dc.descriptionOrientador: Prof. ª Dr. ª Virgínia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 21/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sistemas de Produção e Utilizaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa identificar padrões dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design que contribuem, por meio do conhecimento, habilidades e atitudes do profissional, para a construção de aspectos estruturais e do cliente, agregando valor para a organização. O presente estudo é motivado pela constatação de lacunas perante a incipiência de trabalhos na área de design que explorem a contribuição de Ativos Intangíveis para as organizações. É neste cenário que se desperta um interesse em lidar com a complexidade e o grande número de variáveis envolvidas no processo de design, principalmente com aquelas que tangem os aspectos humanos, para assim poder identificá-las e avaliá-las como fonte de agregação de valor organizacional. O método adotado apoia-se em uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) e uma Revisão Bibliográfica Narrativa (RBN) que ocorrem simultaneamente durante a coleta de dados para a fonte secundária. desdobra-se, posteriormente, em um survey exploratório aplicado a gestores e designers atuantes em 18 empresas localizadas na região da Grande Curitiba, selecionadas nos 6 setores distintos delimitados para a presente pesquisa. Ressaltase que a amostra representa um número mínimo esperado para se obter retorno de caráter exploratório, o qual não visa solucionar uma hipótese ou generalizar um resultado, mas sim apresentar uma sondagem do tema para trabalhos futuros. Dito isto, como resultados, apresenta-se uma análise exploratória de dados que investiga o grau de importância dos ativos do Capital Humano da Gestão de Design elencados nesta pesquisa, bem como analisa as formas de contribuições destes perante as categorias de impacto do design em organizações. Diante dos dados obtidos, a partir das amostras sob estudo, compreende-se um cenário com diversas assimetrias, mas no qual, em geral, os ativos apresentam um alto grau de importância para a agregação de valor organizacional. Todavia, nota-se que os elementos de caráter operacional possuem um maior escore perante os de caráter mais tático e estratégico. Enfim, compreende-se que a investigação para a identificação e classificação das contribuições dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design para as organizações se mostra uma prática complexa, para a qual faz-se necessário considerar diversos aspectos para análise das competências, habilidades e atitudes do profissional como fonte de agregação de valor em aspectos estruturais e do cliente. Portanto, sugere-se, para o campo teórico e prático, que novas pesquisas relevantes a este escopo sejam realizadas, principalmente a partir das delimitações e resultados aqui apresentados. Palavras-chave: Ativos Intangíveis. Capital Humano. Gestão de Design. Valor Organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to identify Design Management Human Capital Intangible Assets standards that contribute, through knowledge, skills and attitudes, to the construction of structural and client aspects, adding value to the organization. The study is motivated by gaps founded in the incipience of works in the area of design that explore the contribution of intangible assets to the organizations. It is in this scenario that an interest is aroused in dealing with the complexity and the large number of variables involved in the design process. Especially those that touch upon human aspects, in order to be able to classify and evaluate them as a source of increase value business organizational structure. The method adopted is based on a Systematic Bibliographic Review (SBR) and a Narrative Bibliographic Review (NBR) that occur simultaneously during the collection of data for the secondary source. It is subsequently deployed in an exploratory survey applied to managers and designers working in the 18 companies located in the region of Greater Curitiba selected from the 6 different sectors delimited for the present research. It should be emphasized that the sample represents a minimum number expected to obtain an exploratory return which is not intended to solve a hypothesis or to generalize a result, but to present a survey of the theme for future work. That said, as results, it is presented an exploratory analysis of the data that investigates the degree of Design Management Human Capital Intangible Assets' importance listed in the research. The study also analyzes the contributions of the same assets through categories of organizations design' impacts. Through the data obtained under the samples of this study, it is understood a scenario with several asymmetries, but with a high degree of importance presented by the assets as increasing business value. However, it should be noted that elements of an operational nature have a higher score in relation to the more tactical and strategic elements. Finally, it is understood that researches that aims to identify and classify the contributions Design Management Human Capital Intangible Assets' to organizations are a complex practice, which needs to be considered several aspects to analyze the skills, abilities and attitudes of the professional as source of value added for structural and customer aspects. Therefore, mainly from the delimitations and results presented here, it is suggested that new researches are relevant to this scope be carried out to the theoretical and practical field. Keywords: Intangible Assets. Human Capital. Design Management. Business valuept_BR
dc.format.extent[205] p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesign - Gestão de empresaspt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectDesignerspt_BR
dc.titleAtivos intangíveis do capital humano da gestão de design : ativos para agregação de valor organizacionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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