dc.contributor.advisor | Vendrametto, Sergio Renor | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Pública | pt_BR |
dc.creator | Santos Neto, João Francisco dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T18:15:22Z | |
dc.date.available | 2023-08-09T18:15:22Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64859 | |
dc.description | Orientadores: Sergio Renor Vendrametto, Helena de Fátima Nunes Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O estudo apresenta uma visão contemporânea do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná, estabelecendo comparativos referentes a evolução da frota de veículos cadastrados no Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (DETRAN) entre os anos de 2003 e 2007, a população estimada, ao índice de acidentes com vítimas fatais e feridos e ao efetivo disponível para fazer frente as atividades inerentes a polícia rodoviária nas rodovias paranaenses. Objetivando apresentar medidas alternativas contributivas para a reestruturação do quadro organizacional da unidade, busca apresentar mecanismos possíveis de auxiliar na minimização do elevado número de mortes e feridos em acidentes rodoviários, geradores de elevado custo monetário e social para a economia. Não obstante a falta de critérios científicos para o estabelecimento de efetivo necessária para atender a demanda existente no estado para atuar de forma continuada na malha rodoviária estadual, com extensão estimada em 15 mil quilômetros, e presumível que fiscalização constante e repressão rigorosa ao excesso de velocidade, embriagues ao volante e imprudência sejam as medidas mais viáveis para a diminuição de acidentes graves. Partindo da premissa que o efetivo disponível no BPRv para atuar nos 64 postos de polícias rodoviárias distribuídas entre 6 companhias no Estado do Paraná não esteja correspondendo as evoluções constatadas, são estabelecidos comparativos entre as variáveis estudadas, permitindo a conclusão de que o quadro de integrantes da unidade atualmente não reúne condições para cumprir a contento sua missão nas rodovias do estado, urgindo a necessidade de sua complementação, além de mudança na legislação pertinente e da busca de identificação de comportamentos que conduzem os motoristas a prática da desobediência da legislação de trânsito quando da ausência da fiscalização. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Policia rodoviaria - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito - Paraná | pt_BR |
dc.title | Aplicação do efetivo do Batalhão de Policia Rodoviaria : uma visão contemporânea | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |