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    Aplicação do efetivo do Batalhão de Policia Rodoviaria : uma visão contemporânea

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    JOAO FRANCISCO DOS SANTOS NETO.pdf (12.60Mb)
    Data
    2008
    Autor
    Santos Neto, João Francisco dos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O estudo apresenta uma visão contemporânea do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná, estabelecendo comparativos referentes a evolução da frota de veículos cadastrados no Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (DETRAN) entre os anos de 2003 e 2007, a população estimada, ao índice de acidentes com vítimas fatais e feridos e ao efetivo disponível para fazer frente as atividades inerentes a polícia rodoviária nas rodovias paranaenses. Objetivando apresentar medidas alternativas contributivas para a reestruturação do quadro organizacional da unidade, busca apresentar mecanismos possíveis de auxiliar na minimização do elevado número de mortes e feridos em acidentes rodoviários, geradores de elevado custo monetário e social para a economia. Não obstante a falta de critérios científicos para o estabelecimento de efetivo necessária para atender a demanda existente no estado para atuar de forma continuada na malha rodoviária estadual, com extensão estimada em 15 mil quilômetros, e presumível que fiscalização constante e repressão rigorosa ao excesso de velocidade, embriagues ao volante e imprudência sejam as medidas mais viáveis para a diminuição de acidentes graves. Partindo da premissa que o efetivo disponível no BPRv para atuar nos 64 postos de polícias rodoviárias distribuídas entre 6 companhias no Estado do Paraná não esteja correspondendo as evoluções constatadas, são estabelecidos comparativos entre as variáveis estudadas, permitindo a conclusão de que o quadro de integrantes da unidade atualmente não reúne condições para cumprir a contento sua missão nas rodovias do estado, urgindo a necessidade de sua complementação, além de mudança na legislação pertinente e da busca de identificação de comportamentos que conduzem os motoristas a prática da desobediência da legislação de trânsito quando da ausência da fiscalização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64859
    Collections
    • Segurança pública [100]

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