A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como tema a Cultura Popular e a prática educativa na Educação Infantil. O objetivo é pesquisar a possibilidade de estabelecer uma prática docente significativa que considere os saberes das crianças como ponto de partida para a valorização e a consolidação de uma educação que favoreça (ou estreite) o diálogo entre a Cultura Popular e os saberes escolares. Para tanto, foi preciso considerar os limites curriculares, assim como a concepção de infância e de educação que podem ser um impeditivo para a efetivação de uma prática docente emancipatória. A metodologia foi a pesquisa participante que, por meio da formação de um grupo de estudos e através de perguntas suleadoras, provocadoras do diálogo entre as participantes, teve como temática geradora a prática educativa e o papel que a Cultura Popular assume, ou não, nos seus planejamentos. Os sujeitos que constituíram os grupos de estudos foram professores da Educação Infantil de uma rede pública de Ensino da região metropolitana de Curitiba. A coleta de dados deu-se por meio de um diário de campo, no qual as falas e principais relatos orais das participantes foram registrados. As entrevistas semiestruturadas tiveram o intento de aprofundar o conceito de Cultura Popular e sua importância para as práticas educativas, estabelecido durante a participação no grupo de estudos. Ao ler as anotações foi possível perceber que os professores consideram a criança como produtora de Cultura e que, de alguma forma, essa Cultura está presente no cotidiano escolar demonstrada pela oralidade e principalmente pelas brincadeiras; essa Cultura é, muitas vezes, ignorada pelos docentes, que ocupam o cotidiano infantil com outros saberes, considerados pelo adulto como importantes para a criança. Palavras-chave: Cultura popular. Prática educativa. Educação Infantil. Infância. Pesquisa participante. Abstract: This dissertation has as its theme the Popular Culture and the educational practice in Early Childhood Education. The objective is to research the possibility of establishing a meaningful teaching practice that considers children's knowledge as a starting point for the valorization and consolidation of an education that favors (or narrows) the dialogue between Popular Culture and school knowledge. Therefore, it was necessary to consider the curricular limits, as well as the conception of childhood and education that can be an impediment to the realization of an emancipatory teaching practice. The methodology was the participant research that, through the formation of a study group and through questions that provoke the dialogue between the participants, had as its generating theme the educational practice and the role that Popular Culture assumes, or not, in the your plans. The subjects that formed the study groups were early childhood teachers from a public school system in the metropolitan region of Curitiba. Data were collected through a field diary, in which participants' speeches and main oral reports were recorded. The semi-structured interviews were intended to deepen the concept of Popular Culture and its importance for educational practices, established during participation in the study group. By reading the notes it was possible to realize that the teachers consider the child as a producer of Culture and that, somehow, this Culture is present in the daily school life demonstrated by orality and mainly by play; This Culture is often ignored by teachers, who occupy the daily life of children with other knowledge, considered by adults as important to the child. Keywords: Popular culture. Educational practice. Child education. Childhood. Participant research.
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