Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
Resumo
Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: gravações de áudios e vídeos, questionários e observações da pesquisadora registradas em um diário de campo. Tem como objetivo analisar a Sala de Aula Invertida (SAI) nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Os participantes desta pesquisa são estudantes de uma Escola Municipal de Curitiba/PR. O aporte teórico aborda a SAI, as tecnologias e sua presença no ensino Matemática e as pesquisas acadêmicas sobre Sala de Aula Invertida. Para isso, o embasamento teórico apropriou-se das teorias de Andrade e Souza (2016), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015), Bergmann e Sams (2012), (2016), Brito e Fofonca (2018), Camas e Brito (2017), Gomes e Brito (2017), Freire (2016), Moran (2013; 2015) e Góes e Góes (2015; 2018), que abordam e corroboram com os conceitos descritos anteriormente. As análises foram realizadas considerando quatro aspectos: utilização de videoaulas na aplicação da (SAI); cooperação, participação e interação estudante-estudante proporcionada pela SAI; a presença dos responsáveis pelos estudantes nas tarefas de casa; e o movimento proporcionado ao ensino da matemática pela SAI. Os resultados demonstram que a SAI é uma metodologia eficaz e pode ser aplicada no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, pois possibilita o crescimento pedagógico do estudante e muda a dinâmica das aulas tornandoas mais atrativas. Palavras-chave: Sala de Aula Invertida; Prática Docente; Matemática. Abstract: This Dissertation is part of the Research Line - Teaching Theory and Practices, of the Post-Graduate Program in Education: Teaching Theory and Practice, Federal University of Paraná. This research is based on a qualitative approach used as instruments of data collection: recordings of audios and videos, questionnaires and observations of the researcher recorded in a field diary. It aims to analyze the Flipped Classroom in Mathematics classes in the 5th year of Basic Education - Initial Years. The participants of this research are students of a municipal school in Curitiba / PR. The theoretical foundation deals with the Flipped Classroom, the technologies and its presence in mathematical teaching and the academic research on Inverted Classroom. For this, the theoretical basis appropriated the theories of Andrade and Souza (2016), Bacich, Tanzi Neto and Trevizani (2015), Bergmann and Sams (2012), (2016), Brito and Fofonca (2018), Camas and Brito (2017), Gomes and Brito (2017), Freire (2016), Moran (2013, 2015) and Góes e Góes (2015, 2018), which address and corroborate with the concepts described above. The analyzes were performed considering four aspects: use of videotapes in the application of the Flipped Classroom; cooperation, participation and student-student interaction provided by the theory used; the presence of those responsible for students in the household tasks; and the movement provided to the teaching of mathematics by the Flipped Classroom. The results demonstrate that the Flipped Classroom is an effective methodology and can be applied in Elementary School - Initial Years, as it allows for the pedagogical growth of the student and changes the dynamics of the classes making them more attractive. Keywords: Flipped Classroom; Teaching Practice; Mathematics
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