Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorSmaniotto, Adriano, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T16:06:55Z
dc.date.available2020-03-03T16:06:55Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64029
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 03/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 353-358pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese centra-se na leitura literária de poemas no Ensino Médio, na Escola Pública. Ela surgiu da análise sobre o pouco trabalho realizado com poesia na sala de aula, bem como da pouca pesquisa acadêmica em leitura de poemas com os discentes. Sua fundamentação teórica está pautada no advento do estudo sobre os leitores reais, dos sujeitos leitores e demais pressupostos que decorrem das pesquisas surgidas em 2004, no Colóquio de Rennes, na França, organizado por Annie Rouxel, Gérard Langlade e Marie-José Fourtanier. Para estes pesquisadores e seus adeptos, a leitura literária necessita ser concebida de forma diversa da maneira como tem ocorrido. No Brasil, tais conceitos são desenvolvidos por Neide Luzia de Rezende e Rita Jover-Faleiros, entre outros, em 2013, a partir da tradução dos pesquisadores franceses e do desenvolvimento e orientação de pesquisas na área. Por se tratar de linha téorica de leitura recente, ainda há poucos estudos nesse âmbito, predominando teses sobre contos e romances, além de haver certo conflito entre a demarcação do lugar de seu enquadramento, se na literatura, se na educação, ou em ambos. Para conciliar a aplicação prática na sala de aula à consequente análise, aliouse a teoria advinda da Didática da Literatura a metodologias de leitura que possibilitam a interação discente, a saber as Rodas de Leitura (Colomer, 2007) e os Diários de Leitura (Bronckart, 1998), as quais foram aplicadas ao menos uma vez por mês, em duas horas/aula, em quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio, com cerca de 35 alunos cada, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Com isso, houve o intuito de comprovar a hipótese de que sob uma perspectiva de leitura teórica diversa, auxiliada pelas referidas metodologias que privilegiam a interação, podem os alunos e alunas realizarem o protagonismo leitor, desenvolver o gosto pela poesia, tornando-se críticos e reflexivos, além de perceberem que o poema pode vir a fazer parte de suas vidas, de suas antologias pessoais, conceito este criado sob o conceito de biblioteca interior de Annie Rouxel (2013). A análise dos dados foi feita com base nas anotações discentes presentes nos Diários de Leitura, as quais foram motivadas por sugestões docentes feitas nas Rodas de Leitura, com o intuito de mediar a interpretação. Também foram feitos questionários iniciais e finais sobre as Rodas de Leitura. Com base nos dados produzidos, pode-se afirmar que a leitura literária, nas condições expostas, permite a aproximação do discente ao poema, influi na sua formação crítica e propicia o vínculo entre poema e a própria realidade, porém não de forma totalizante, tampouco da mesma maneira em todos os participantes desse estudo empírico. Palavras-chave: Leitura literária de poemas. Didática da literatura. Ensino médio. Escola pública. Literatura e ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation focuses on the literary reading of poems within High Schools in the Public School system in Brazil. It arose from the analysis of limited work done with poetry in the classroom, as well as from a paucity of academic research around reading poems the students. Its theoretical foundation is based on the advent of the study of real readers, subject readers and other assumptions that stem from the research that emerged in 2004 at the Rennes Colloquium organized by Annie Rouxel, Gérard Langlade and Marie-José Fourtanier. For these researchers and their followers, literary reading needs to be conceived differently from the way it has previously occurred. In Brazil, such concepts were developed by Neide Luzia de Rezende and Rita Jover-Faleiros, among others, in 2013, based on the translation of French researchers and the development and orientation of research in the area. Because it is a theoretical line of recent reading, there are still few studies in this field, predominating theses on stories and novels, besides there is a certain conflict between the demarcation of the place of its framing, whether in the literature, education, or both. In order to reconcile the practical application in the classroom with the consequent analysis, the theory derived from Didactics of Literature was aligned with reading methodologies that enable student interaction, namely Reading Wheels (Colomer, 2007) and Reading Diaries (Bronckart, 1998), which were applied at least once a month, in two hours / class, in four classes of the 1st year of High School, with about 35 students each, in the State College of Paraná, in Curitiba. Thus, the aim was to prove the hypothesis that, from a perspective of different theoretical reading, aided by the above-mentioned methodologies that favor interaction, students can develop their readership, develop a taste for poetry, become critical and reflective, and realize that the poem may be a part of their lives, their personal anthologies, a concept created under the concept of Annie Rouxel (2013), interior library. The analysis of the data was made based on the student notes present in the Reading Diaries, which were motivated by teaching suggestions made in the Reading Wheels, in order to mediate the interpretation. Initial and final questionnaires were also made about the Reading Wheels. Based on the data produced, it can be affirmed that the literary reading, under the exposed conditions, allows the student to approach to the poem, influences critical formation and provides the link between poem and reality itself, but not in totality, nor in the same manner for all participants of this empirical study. Keywords: Literary reading of poems. Didactics of literature. High school. Public school. Literature and teaching.pt_BR
dc.format.extent365 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeituras para estudantespt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleEsse poema não diz nada, este fala de mim, aquele fala de nós : estudo empírico do desenvolvimento de sujeitos leitores implicados, através de rodas e diários de leitura, rumo à antologia pessoalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples