Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre educação e arte (1970-1990)
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Data
2019Autor
Pedroso, Daniela Gomes de Mattos, 1964-
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Resumo: Esta tese investiga as memórias de infância de professoras de Arte, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, especialmente os primeiros contatos com a arte, na família e no campo educacional. O estudo tem como recorte temporal o período de 1970 a 1990, correspondente à infância das professoras, mais especificamente dos 6 aos 14 anos de idade, equivalente ao tempo em que foram alunas da Educação Básica. Meu propósito foi verificar em que medida diferentes manifestações artísticas e culturais estão presentes nas memórias de infância dessas professoras. Busquei também analisar as propostas pedagógicas, os materiais utilizados e as imagens veiculadas nas aulas de Arte, no sentido de estabelecer relações entre o percurso do ensino da arte no Brasil e a construção dos respectivos repertórios culturais. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas (entrevistas e questionário - fontes orais e escritas); as produzidas ou utilizadas pelas professoras, diários pessoais, cadernos escolares, livros didáticos, atividades artísticas, fotografias, documentos pessoais, entre outras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte, tais como legislações e relatórios. Com relação aos referencias teóricos com os quais dialoguei nesse trabalho, utilizei os conceitos de mediação cultural, de Serge Gruzinski, de habitus, capital cultural e produção do gosto de Pierre Bourdieu, de cultura de Raymond Williams, de educação do sensível de Duarte Jr e o de representação de Roger Chartier. Além desses, o conceito memória foi considerado central nessa pesquisa e as contribuições de Halbwachs e Nora foram basilares nesse contexto. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível. Palavras-chave: Memória. Infância. Professoras de Arte. Ensino de Arte. Abstract: This thesis investigates the childhood memories of art teachers, of Curitiba's Municipal Teaching Network, especially the first contacts with art, in the family and in the educational field. The study timeframe the period 1970 to 1990, corresponding to the childhood of the teachers, more specifically from 6 to 14 years of age, equivalent to the time in which they were primary school students. My purpose was to verify what extent different artistic and cultural manifestations are present in the childhood memories of these teachers. I also sought to analyse the pedagogical proposals, the materials used and the images broadcast in the art classes, in order to establish relationships between the art education in Brazil and the construction of their respective cultural repertoires. The methodological perspective used aimed to understand art present in representations of childhood narratives of the agents. The sources questioned are divided into three categories: fonts from the testimonies of the teachers surveyed (interviews and questionnaire - oral and written sources); those produced or used by the teachers, personal diaries, notebooks, textbooks, artistic activities, photographs, personal documents, among others; and the official documentation relating to art education, such as legislation and reports. With regard to the theoretical references I have discussed in this work, I have used the concepts of cultural mediation, by Serge Gruzinski, habitus, cultural capital and taste production by Pierre Bourdieu, of culture by Raymond Williams, of sensitive education by Duarte Jr. and representation of Roger Chartier. In addition to these, the concept of memory was considered central in this research and the contributions of Halbwachs and Nora were basic in this context. The thesis defend that the representations of art and education reflected in the childhood memories of these teachers, in various dimensions such as school, home, among others, keep elements linked to the conception of the education of the sensitive. Keywords: Memory. Childhood. Art teachers. Art Teaching.
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