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dc.contributor.authorGuelfi, Wanirley Pedroso, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Alcindo, 1911-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Dáriopt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Gracianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:57:34Z
dc.date.available2019-08-27T13:57:34Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61956
dc.descriptionOrientadora: Profª DrªTania Stoltzpt_BR
dc.descriptionCoorientadores: Alcindo Moreira (WheráTupã), Dário Moreira (Tupã Nhombaeju) e Graciano Moreira (Wherá Tupã Nhe’e), familiares e aprendizes da família Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.149-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo trata de como se expressam os processos cognitivos entre os Xamãs de uma família Guarani Xiripá. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de campo efetuado em quatro TIs (Terras Indígenas) localizadas no Estado de Santa Catarina com três Xamãs da família Moreira - irmãos biológicos. O objetivo foi compreender as formas de apreensão do real e como essas formas se traduzem nos processos cognitivos mediante a identificação de saberes e memórias impressos entre as narrativas e conversas estabelecidas com os Xamãs e seus familiares. A metodologia empregada foi a de pesquisa qualitativa com "desenho" etnográfico, amparada nas técnicas da História Oral e da Etno-história. As narrativas coletadas constituíram as fontes primárias deste trabalho, no qual foi empregado ainda a Metodologia da Narrativa para a análise dos dados. Como suporte teórico privilegiou-se os conceitos de Conhecimento e Cognição de Rudolf Steiner, de Perspectivismo Ameríndio, de Eduardo Viveiros de Castro e o conceito de Imaginário de Gilbert Duran. Verificou-se que os processos se manifestam por meio dos sonhos, mitos e histórias vividas e contadas no cotidiano da Aldeia (Tekoá), na qual a Casa de Reza (Opy) constitui o núcleo vivo para a reafirmação e manutenção da cosmovisão Guarani repassada e ressignificada pelos ensinamentos do mundo invisível/espiritual acessados pelos Xamãs, os grandes mestres e guardiões da lógica do pensamento desse povo. A tradição oral mantida entre eles traduz, continuamente, a vivacidade do passado e a possibilidade de revivê-lo nas experiências do momento presente, para que o grupo possa pautar suas decisões tendo como perspectiva um futuro próximo. As memórias, numa lógica que envolve a unicidade das múltiplas dimensões do saber e viver humanos permitem visualizar a intrínseca relação entre passado, presente e futuro; extrapolam os limites da racionalidade e da linearidade do pensamento científico predominantes no pensamento cientifico dicotomizado; e privilegiam a recuperação das experiências vividas conforme concebidas por aqueles que as vivenciaram. A tese se manifesta como um estudo interdisciplinar que envolve as áreas de Educação, Psicologia, Antropologia e História. Pretendeu, por um lado, colaborar para a expansão de um conhecimento ainda tão pouco explorado, preenchendo algumas lacunas sobre o que ainda não foi dito, contado ou escrito acerca dos Guarani; e, por outro, contribuir para os estudos sobre cognição. Palavras-Chave: Cognição e Conhecimento. Xamanismo Guarani. Memória e Imaginário. Cosmovisão Guarani. Rudolf Steiner. Perspectivismo Ameríndio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study discussesthe expression of the cognitive processes among the Shamans of a XiripáGuarani family. The survey was conducted based on a field study in 4 IL (Indigenous Lands) located in the state of Santa Catarina with three Shamans from the Moreira family - blood brothers. The aim of this study was to understand the forms of apprehension of reality and the way in which these forms are reflected in cognitive processes. This aim is achievedby means of the identification of knowledges and memories impressed in the narratives and conversations established with the Shamans and their families. The methodology used was a qualitative research with ethnographic "picture", supported in Oral History technique and Ethnohistory. The narratives collected constituted the primary sources of this study, in which, furthermore, the Narrative Methodology for data analysis was employed.The concepts of Knowledge and Cognition by Rudolf Steiner, theAmerican IndigenousPerspectivism by Eduardo Viveiros de Castro and the concept of Imaginary by Gilbert Duran should be highlighted as the fundamental theoretical assumptions of this thesis. It was verified that the processes reveal themselves through dreams, myths and stories lived and told in the daily life of the indigenous village (Tekoá), in which the House of Prayer (Opy) is the core to reaffirm and preserve of the Guaraniworldview. This worldviewis passed on and re-signified by the teachings of the invisible/spiritual world accessed by the Shamans, the great masters and keepers of this peoples' logic of thought. The oral tradition preserved among them reflect, continuously, the liveliness of the past and the possibility to revive it in the experiences of the present moment, so that the group can guide their decisions about a near future. The memories, in a logic that involves the unicity of the multiple dimensions of human knowledge and life, allow visualizing the intrinsic relation between past, present and future; extrapolating the limits of rationality and linearity prevailing in the dichotomic scientific thinking; and favoring the retrieval of the lived experiences as conceived by those who lived it. This thesis adopt an interdisciplinary approachthat involves the areas of Education, Psychology, Anthropology and History. It meant, on the one hand, to collaborate to the expansion of a knowledge not sufficiently explored, filling some gaps about what has been said, told or written about the Guarani for the time being; and, on the other hand, to contribute to the studies about cognition. Key-words: Knowledge and Cognition. Guarani Shamanism. Memory and Imaginary. GuaraniWorldview. Rudolf Steiner. American IndigenousPerspectivism.pt_BR
dc.format.extent156 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectXamanismo - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectIndios Guarani - Culturapt_BR
dc.subjectCognição e culturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSaberes e memórias de uma família de xamãs Guarani Xiripá : processos cognitivos expressos nos mitos, histórias e sonhospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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