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dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorProhmann, José Ivan de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T23:20:03Z
dc.date.available2022-12-20T23:20:03Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60657
dc.descriptionOrientador: Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi verificar como a dinâmica do esporte e a espetacularização do futebol influenciaram a estratégia desenvolvida por três clubes de futebol profissional de Curitiba, que são: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Bali Club e Paraná Clube. Para tanto, o estudo tem por base metodológica a realização de uma pesquisa bibliográfica relacionada ao esporte e ao futebol em especial, em diversas dimensões. O ponto de partida é uma rápida descrição do futebol no Brasil, para então se iniciar com a busca da compreensão dos aspectos sociológicos do esporte. A partir do que se buscou compreender o que vem a ser esporte e qual o seu significado social, identificar a relação do esporte com a cultura e o que caracteriza o esporte moderno. Em uma segunda etapa foi procurado compreender o esporte diante de demandas presentes no ambiente, principalmente em relação ao mercado, investigando-se como certos elementos, como a mídia, o patrocínio e a comercialização de produtos e serviços, afetam o esporte moderno. Esta abordagem teve sempre o esporte de modo amplo, e o futebol de modo específico. Na seqüência, foi desenvolvida ainda, uma abordagem da estratégia que parte de sua conceituação e de outros diversos sentidos ao termo estratégia, bem como foram destacados os principais elementos que, segundo alguns autores, são essenciais à efetividade da estratégia. Foi ressaltado também, o papel das decisões e ações estratégicas como forma de definir um posicionamento adequado à organização. Foram abordadas ainda, a questão da ausência de uma estratégia formal e a análise da estratégia enquanto padrão. Procurou-se assim, compreender a estratégia como meio efetivo de se enfrentar as mudanças e demandas ambientais. O método utilizado nesta pesquisa é o estudo comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de informações, além da pesquisa realizada em uma empresa patrocinadora/anunciante, a TIM Celular Sul, e em uma empresa de televisão, a Rede Paranaense de Comunicação. Os dados mostram que a dinâmica do esporte teve uma ação nas estratégias dos clubes, em que o elemento conflito se mostrou presente na estratégia dos três clubes e a sacralização apareceu de modo marcante nos dois clubes mais tradicionais. Já a secularização, que esteve presente em todos os clubes estudados, demonstra um predomínio da lógica de mercado sobre o esporte moderno. A espetacularização do futebol se manifesta no processo de profissionalização, que é mais intenso nas áreas de desenvolvimento físico e de saúde dos atletas, porém incipiente nas áreas administrativas. As relações com o patrocínio e com a mídia/TV levaram os clubes a perceberem algumas deficiências e a procurar superá-las. Assim, os elementos que mais influenciaram as estratégias dos clubes foram a secularização (dinâmica do esporte) e a profissionalização (espetacularização do futebol). A sacralização aparece em vários momentos, mas há um desequilíbrio entre elementos ligados à racionalidade (secularização e profissionalização) e à paixão/emoção (sacralização, conflito e incerteza), com predomínio dos primeiros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was to verify how the sport dynamics and the espetacularização of football influenced the developed strategy of three professional football clubs in Curitiba city: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club and Paraná Clube. The methodological basis for this study was the conduction of a bibliographical research related to sports in general and especially to football. The starting point is a brief overview of football in Brazil, and then the quest to understand it's sociological aspects. After this, the conceptualization of sports was researched, and what is its social meaning, trying to identify the relationship between culture and sports, thereafter what characterizes modern sports. On a second stage, the research tries to understand the relationship between sports and the market, investigating how the media and the sponsorship influence modern sports. This approach treated sports in a general level and football in a specific one. In sequence, the meaning of strategy was studied, beginning by its definition and other meanings for the term. Different authors also emphasize the main elements of strategy effectiveness. Furthemore, the role of decisions and strategical actions as means of defining the adequate position of the organization was also elaborated. The research also studies the absence of formal strategies and analyses strategy as a pattern, seeking to comprehend strategy as an effective mean of handling the changes and the demands of the market. This research used a comparitive case study methodology, with the use of multiple information sources, and also of a special research conducted in a sponsoring company, TIM Celular Sul, and a television broadcast company, Rede Paranaense de Comunicação, to confront the data. The data showed that the dynamics of sports had an influence on the strategies adopted by the Clubs, in wich the conflict element was present in the strategies adopted by the three Clubs and the sacralization was especially present in the two most traditional Clubs. The secularization was present in all the Clubs studied, it showed the predominance of market logic over modern sports. The espetacularização of football manifests istself in the process of professionalization, which is more intensive in the physical progress and athlete health areas, however it is beginning in administrative areas. The relation with sponsorship and media/TV has taken the clubs to realize some shortage and trying to overcome them. Then, the components that more acted on the Clubs's strategies were: the secularization (sport dynamics) and the professionalization (espetacularização of football). The sacralizatiion appears in several moments, but there is an instability between elements referring to rationality (secularization and professionalization) and also to passion/emotion (sacralization, conflict and uncertainess) with predominance of first ones.pt_BR
dc.format.extent169 f. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFutebol - Administraçãopt_BR
dc.subjectEsportes - Administraçãopt_BR
dc.titleDinâmica do esporte e esperacularização do futebol na estratégia de clubes de futebol profissional : um estudo comparativo de casospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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