Dinâmica do esporte e esperacularização do futebol na estratégia de clubes de futebol profissional : um estudo comparativo de casos
Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar como a dinâmica do esporte e a
espetacularização do futebol influenciaram a estratégia desenvolvida por três clubes
de futebol profissional de Curitiba, que são: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot
Bali Club e Paraná Clube. Para tanto, o estudo tem por base metodológica a
realização de uma pesquisa bibliográfica relacionada ao esporte e ao futebol em
especial, em diversas dimensões. O ponto de partida é uma rápida descrição do
futebol no Brasil, para então se iniciar com a busca da compreensão dos aspectos
sociológicos do esporte. A partir do que se buscou compreender o que vem a ser
esporte e qual o seu significado social, identificar a relação do esporte com a cultura
e o que caracteriza o esporte moderno. Em uma segunda etapa foi procurado
compreender o esporte diante de demandas presentes no ambiente, principalmente
em relação ao mercado, investigando-se como certos elementos, como a mídia, o
patrocínio e a comercialização de produtos e serviços, afetam o esporte moderno.
Esta abordagem teve sempre o esporte de modo amplo, e o futebol de modo
específico. Na seqüência, foi desenvolvida ainda, uma abordagem da estratégia que
parte de sua conceituação e de outros diversos sentidos ao termo estratégia, bem
como foram destacados os principais elementos que, segundo alguns autores, são
essenciais à efetividade da estratégia. Foi ressaltado também, o papel das decisões
e ações estratégicas como forma de definir um posicionamento adequado à
organização. Foram abordadas ainda, a questão da ausência de uma estratégia
formal e a análise da estratégia enquanto padrão. Procurou-se assim, compreender
a estratégia como meio efetivo de se enfrentar as mudanças e demandas
ambientais. O método utilizado nesta pesquisa é o estudo comparativo de casos,
com uso de múltiplas fontes de informações, além da pesquisa realizada em uma
empresa patrocinadora/anunciante, a TIM Celular Sul, e em uma empresa de
televisão, a Rede Paranaense de Comunicação. Os dados mostram que a dinâmica
do esporte teve uma ação nas estratégias dos clubes, em que o elemento conflito se
mostrou presente na estratégia dos três clubes e a sacralização apareceu de modo
marcante nos dois clubes mais tradicionais. Já a secularização, que esteve presente
em todos os clubes estudados, demonstra um predomínio da lógica de mercado
sobre o esporte moderno. A espetacularização do futebol se manifesta no processo
de profissionalização, que é mais intenso nas áreas de desenvolvimento físico e de
saúde dos atletas, porém incipiente nas áreas administrativas. As relações com o
patrocínio e com a mídia/TV levaram os clubes a perceberem algumas deficiências e
a procurar superá-las. Assim, os elementos que mais influenciaram as estratégias
dos clubes foram a secularização (dinâmica do esporte) e a profissionalização
(espetacularização do futebol). A sacralização aparece em vários momentos, mas há
um desequilíbrio entre elementos ligados à racionalidade (secularização e
profissionalização) e à paixão/emoção (sacralização, conflito e incerteza), com
predomínio dos primeiros. Abstract: The purpose of this study was to verify how the sport dynamics and the
espetacularização of football influenced the developed strategy of three professional
football clubs in Curitiba city: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club and
Paraná Clube. The methodological basis for this study was the conduction of a
bibliographical research related to sports in general and especially to football. The
starting point is a brief overview of football in Brazil, and then the quest to understand
it's sociological aspects. After this, the conceptualization of sports was researched,
and what is its social meaning, trying to identify the relationship between culture and
sports, thereafter what characterizes modern sports. On a second stage, the
research tries to understand the relationship between sports and the market,
investigating how the media and the sponsorship influence modern sports. This
approach treated sports in a general level and football in a specific one. In sequence,
the meaning of strategy was studied, beginning by its definition and other meanings
for the term. Different authors also emphasize the main elements of strategy
effectiveness. Furthemore, the role of decisions and strategical actions as means of
defining the adequate position of the organization was also elaborated. The research
also studies the absence of formal strategies and analyses strategy as a pattern,
seeking to comprehend strategy as an effective mean of handling the changes and
the demands of the market. This research used a comparitive case study
methodology, with the use of multiple information sources, and also of a special
research conducted in a sponsoring company, TIM Celular Sul, and a television
broadcast company, Rede Paranaense de Comunicação, to confront the data. The
data showed that the dynamics of sports had an influence on the strategies adopted
by the Clubs, in wich the conflict element was present in the strategies adopted by
the three Clubs and the sacralization was especially present in the two most
traditional Clubs. The secularization was present in all the Clubs studied, it showed
the predominance of market logic over modern sports. The espetacularização of
football manifests istself in the process of professionalization, which is more intensive
in the physical progress and athlete health areas, however it is beginning in
administrative areas. The relation with sponsorship and media/TV has taken the
clubs to realize some shortage and trying to overcome them. Then, the components
that more acted on the Clubs's strategies were: the secularization (sport dynamics)
and the professionalization (espetacularização of football). The sacralizatiion appears
in several moments, but there is an instability between elements referring to
rationality (secularization and professionalization) and also to passion/emotion
(sacralization, conflict and uncertainess) with predominance of first ones.
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