Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorPires, Péricles Josépt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T17:58:43Z
dc.date.available2022-12-21T17:58:43Z
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60652
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 139-145pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo desta pesquisa é identificar o perfil dos usuários de caixas-automáticos , a partir do grau de utilização das principais operações disponíveis nos equipamentos. A pesquisa teve como escopo focar os caixas-automáticos instalados nos ambientes de auto-atendimento do Banco do Estado do Paraná (Banestado), Banco do Brasil, Bradesco e Bamerindus, situados na cidade de Curitiba. A pesquisa constituise de 296 questionários, aplicados nos ambientes de auto-atendimento dos clientes desses bancos , no período de 19 de setembro a 4 de outubro de 1996, dentro do horário de expediente da agência. Na construção do perfil, utilizou-se a análise de correspondentes múltiplos (ACM) como método para a classificação dos altos, médios e baixos usuários, mostrando-se consistente como ferramental para a geração de escores. Foram, também, analisadas questões referentes às operações nos caixasautomáticos em comparação com o atendimento através de um funcionário, às influências do banco e de outras pessoas na decisão para uso, as influências das tarifas, das peças publicitárias, as orientações para uso recebidas dos funcionários e à percepção dos clientes quanto ao ambiente onde os equipamentos estão localizados. Na composição do perfil, incluindo-se as variáveis demográficas e psicográficas trabalhadas, foi possível idenficar-se, que os altos usuários pertecem às classes sociais mais elevadas, na faixa etária de 26 a 45 anos. Os hábitos de leitura referem-se a jornais de outros Estados, revistas esportivas, automóveis e da atualidade, assistem à televisão a cabo, assim como possuem e usam microcomputadores, aparelhos de fax, telefone celular e têm acesso à INTERNET. Os resultados indicam que os caixasautomáticos representam um benefício tangível aos clientes, pois são mais rápidos, fáceis, com a privacidade e confiabilidade requerida pelo usuário, sendo fundamentais na escolha de um banco pelos clientes. A percepção quanto às influências da propaganda, referem-se aquelas veiculadas na televisão e nos próprios ambientes. Apesar dos clientes indicarem uma inicativa própria para o uso dos equipamentos, ficou explícita a necessidade da alocação de um funcionário orientador para auxílio às operações, principalmente, aquelas menos usuais como transferências e depósitos nos caixas-automáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of this research is to identify the profile of Automated Teller Machine users, from the degree of utilization of the principal available operations in this equipment. The research focused on ATMs installed in the self-service areas of Banco do Estado do Paraná (Banestado), Banco do Brasil, Bradesco and Bamerindus, located in Curitiba. The research also consisted of 296 questionnaires which were applied in the self-service environment of the abovementioned banks, from September 19 to October 4, 1996, during business hours. To build such profile, a reference key was utilized in order to rate high, medium and low users, a tool that proved to be consonant in the generation of scores. Also analyzed were the issues concerning ATM operations in comparison with services performed by a clerk, the influence from the bank and from other people in the decision to use an ATM, taxes and fees, advertising, the instructions for use given by clerks, and the client's perception of the environment in which the equipment is located. While forging this profile, that includes demographic and psychographic variables, it was possible to identify that the high users belong to higher social classes, they are 26 to 45 years of age, they read national newspapers; sports, automotive and current affairs magazines; they watch cable TV and own or use personal computers, fax machines, cellular phones, and they access the Internet. The results show that ATMs represent a tangible benefit to clients, for they are faster, easy to use and they carry the client's required privacy and reliability, being essential at the choice of a bank by the client. The perception regarding the influence from advertising refers to that which is broadcast on television and in the environment of the ATMs. Although clients have indicated their own initiative towards the use of the equipment, the necessity of an instructing clerk to help with the operations was explicit, chiefly with less common operations, such as ATM transferals and deposits.pt_BR
dc.format.extent145 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectBancos - Serviços ao clientept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples