História das mulheres, gênero e educação : reflexões sobre o ensino de história no Brasil (1998-2015)
Resumo
Resumo : Esta pesquisa procura analisar e discutir as aproximações existentes entre o ensino de História e as relações de gênero; bem como demonstrar e debater algumas experiências em sala de aula realizadas neste sentido. Tendo sido originado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) através do projeto Repensando Culturas e Identidades Culturais no Ensino de História, este trabalho contempla parte das atividades e reflexões que foram realizadas ao longo da bolsa de docência. O conceito de gênero utilizado nesta pesquisa foi forjado pela historiadora Joan Scott; tendo sido elaborado através do desenvolvimento do campo historiográfico da História das Mulheres. Buscamos compreender como o ensino de História vem sido compreendido no Brasil, bem como observar se há inserções do tema gênero nas escolas. Para isto analisamos alguns documentos oficiais, como o PCN(1998), as DCE-PR (2008), a apostila do MEC do Projeto Gênero e Diversidade na Escola (2009) e as Diretrizes de Gênero e Diversidade Sexual da SEED-PR (2010). Também incluímos para análise duas propostas pedagógicas realizadas nas escolas pelo PIBID-História que contemplam as discussões de gênero.
Palavras-chave: Gênero; Ensino de História; PIBID.