dc.contributor.author | Waszak, Aline Isabel, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bellotti, Karina Kosicki, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T16:46:13Z | |
dc.date.available | 2019-09-06T16:46:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60398 | |
dc.description | Orientadora : Professora Doutora Karina Kosicki Bellotti | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa procura analisar e discutir as aproximações existentes entre o ensino de História e as relações de gênero; bem como demonstrar e debater algumas experiências em sala de aula realizadas neste sentido. Tendo sido originado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) através do projeto Repensando Culturas e Identidades Culturais no Ensino de História, este trabalho contempla parte das atividades e reflexões que foram realizadas ao longo da bolsa de docência. O conceito de gênero utilizado nesta pesquisa foi forjado pela historiadora Joan Scott; tendo sido elaborado através do desenvolvimento do campo historiográfico da História das Mulheres. Buscamos compreender como o ensino de História vem sido compreendido no Brasil, bem como observar se há inserções do tema gênero nas escolas. Para isto analisamos alguns documentos oficiais, como o PCN(1998), as DCE-PR (2008), a apostila do MEC do Projeto Gênero e Diversidade na Escola (2009) e as Diretrizes de Gênero e Diversidade Sexual da SEED-PR (2010). Também incluímos para análise duas propostas pedagógicas realizadas nas escolas pelo PIBID-História que contemplam as discussões de gênero.
Palavras-chave: Gênero; Ensino de História; PIBID. | pt_BR |
dc.format.extent | 85 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - História | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Emprego | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | História das mulheres, gênero e educação : reflexões sobre o ensino de história no Brasil (1998-2015) | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |