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    Avaliar a aplicabilidade de software de notificação de incidentes de segurança do paciente em unidade de laboratório de análises clínicas

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    R - E - LILI VOLOCHEN LOPUCH.pdf (1.678Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Lopuch, Lili Volochen
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O tema envolvendo a segurança do paciente tem sido muito discutido atualmente. Uma das ferramentas mais importantes para a investigação das causas de incidentes e eventos adversos em saúde é a notificação. Este estudo objetivou avaliar a aplicabilidade do software de notificação de incidentes em saúde em uma unidade de Laboratório de Análises Clínicas de um Hospital Público Federal de média/alta complexidade situado na região sul do Brasil. Foram levantados os dados referentes à notificação de incidentes desde a implantação do sistema on line em 2016, através dos arquivos do setor de Qualidade da Unidade estudada. Percebeuse o aumento das notificações em relação à época em que eram manuscritas, porém no último ano houve diminuição das notificações pela unidade em estudo, necessitando ações para reverter este quadro. A análise das notificações geradas por cada setor que compõe a referida unidade durante o ano de 2018 demonstrou que nem todos os setores utilizam o aplicativo. Foi possível verificar a percentagem de produção de exames de cada setor versus a notificação gerada e constatar que o setor mais produtivo da unidade, consequentemente o mais passível de ocorrer erros/incidentes, é o que menos gera notificação, sendo necessária a intensificação das ações neste setor. A proposta de intervenção sugere ações educativas como elaboração de um cartaz sobre o aplicativo institucional ilustrado neste trabalho para ser distribuído aos setores da unidade. Além disso, divulgação dos dados referentes às notificações geradas pelos setores da unidade bimestralmente, através de documentos impressos na própria unidade discriminando cada setor e o número de notificações efetuadas no período, fixando os resultados em todos os setores para que cada equipe possa discutir e identificar os problemas internos para a falta de notificação e assim melhorar seus processos. Foi possível dimensionar o uso do aplicativo institucional na Unidade de Análises Clínicas do Complexo Hospitalar como forma de contribuir para a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Somente através da notificação é possível investigar as causas, aprimorar os processos, evitar novos incidentes e reduzir as recorrências.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60274
    Collections
    • Gestão em saúde [218]

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