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    Proposições da escola superior de guerra na reforma universitária de 1968 : alguns elementos

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    bruna_estevao_costa_oliveira.pdf (382.1Kb)
    Date
    2012
    Author
    Oliveira, Bruna Estevão Costa, 1990-
    Metadata
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    Subject
    Reforma universitaria - Brasil
    Segurança nacional - Brasil
    Educação e Estado - Brasil
    Brasil - Politica e governo - 1964-1985
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O trabalho proposto tem por objetivo identificar se e como as propostas da Escola Superior de Guerra (ESG), sistematizadas em seu Manual Básico, estão representadas na Reforma Universitária de 1968, consubstanciada na Lei 5.540/68. A Reforma Universitária foi intensamente discutida ao longo dos anos de 1960, tanto por estudantes quanto por professores. A necessidade de tal renovação no âmbito da educação superior era sentida e necessária a todos do meio acadêmico. Entretanto, tal reforma foi gestada e finalizada em um contexto autoritário, no qual a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento orientava fortemente as políticas então estabelecidas. Compreende-se aqui a importância da ESG como polo teorizador da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, que regeu o cenário político no período da ditadura civil-militar, além de Instituição formadora da maioria dos militares governantes do país. A educação, no sentido de contribuidora para o desenvolvimento nacional, foi alvo de especial atenção da Doutrina, que procurou adequá-la aos seus preceitos, buscando a formação de mão-de-obra na intenção de impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país, além da clara tentativa da despolitização das universidades, retirando seu papel de espaço de discussões e formadora de opiniões. Como fontes, foram utilizados Decretos-Leis do período que contemplam o tema, além dos dois principais documentos, O Manual Básico da ESG e a Lei 5.540/68. Palavras-chave: Reforma Universitária 1968; ESG; Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60103
    Collections
    • Bacharelado e Licenciatura [109]

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