dc.contributor.author | Oliveira, Bruna Estevão Costa, 1990- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T17:26:47Z | |
dc.date.available | 2019-09-12T17:26:47Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60103 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonça | pt_BR |
dc.description | Coorientadora : Prof.ª Dr.ª Nadia G. Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O trabalho proposto tem por objetivo identificar se e como as propostas da Escola Superior de Guerra (ESG), sistematizadas em seu Manual Básico, estão representadas na Reforma Universitária de 1968, consubstanciada na Lei 5.540/68. A Reforma Universitária foi intensamente discutida ao longo dos anos de 1960, tanto por estudantes quanto por professores. A necessidade de tal renovação no âmbito da educação superior era sentida e necessária a todos do meio acadêmico. Entretanto, tal reforma foi gestada e finalizada em um contexto autoritário, no qual a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento orientava fortemente as políticas então estabelecidas. Compreende-se aqui a importância da ESG como polo teorizador da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, que regeu o cenário político no período da ditadura civil-militar, além de Instituição formadora da maioria dos militares governantes do país. A educação, no sentido de contribuidora para o desenvolvimento nacional, foi alvo de especial atenção da Doutrina, que procurou adequá-la aos seus preceitos, buscando a formação de mão-de-obra na intenção de impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país, além da clara tentativa da despolitização das universidades, retirando seu papel de espaço de discussões e formadora de opiniões. Como fontes, foram utilizados Decretos-Leis do período que contemplam o tema, além dos dois principais documentos, O Manual Básico da ESG e a Lei 5.540/68.
Palavras-chave: Reforma Universitária 1968; ESG; Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Reforma universitaria - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Segurança nacional - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Politica e governo - 1964-1985 | pt_BR |
dc.title | Proposições da escola superior de guerra na reforma universitária de 1968 : alguns elementos | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |