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dc.contributor.authorOliveira, Bruna Estevão Costa, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T17:26:47Z
dc.date.available2019-09-12T17:26:47Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60103
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonçapt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Prof.ª Dr.ª Nadia G. Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho proposto tem por objetivo identificar se e como as propostas da Escola Superior de Guerra (ESG), sistematizadas em seu Manual Básico, estão representadas na Reforma Universitária de 1968, consubstanciada na Lei 5.540/68. A Reforma Universitária foi intensamente discutida ao longo dos anos de 1960, tanto por estudantes quanto por professores. A necessidade de tal renovação no âmbito da educação superior era sentida e necessária a todos do meio acadêmico. Entretanto, tal reforma foi gestada e finalizada em um contexto autoritário, no qual a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento orientava fortemente as políticas então estabelecidas. Compreende-se aqui a importância da ESG como polo teorizador da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, que regeu o cenário político no período da ditadura civil-militar, além de Instituição formadora da maioria dos militares governantes do país. A educação, no sentido de contribuidora para o desenvolvimento nacional, foi alvo de especial atenção da Doutrina, que procurou adequá-la aos seus preceitos, buscando a formação de mão-de-obra na intenção de impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país, além da clara tentativa da despolitização das universidades, retirando seu papel de espaço de discussões e formadora de opiniões. Como fontes, foram utilizados Decretos-Leis do período que contemplam o tema, além dos dois principais documentos, O Manual Básico da ESG e a Lei 5.540/68. Palavras-chave: Reforma Universitária 1968; ESG; Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectReforma universitaria - Brasilpt_BR
dc.subjectSegurança nacional - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil - Politica e governo - 1964-1985pt_BR
dc.titleProposições da escola superior de guerra na reforma universitária de 1968 : alguns elementospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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