Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuna, Monica Dorrenbachpt_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helgapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T18:41:25Z
dc.date.available2019-05-28T18:41:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59467
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Anapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo propõe a avaliação do desenvolvimento de algumas dimensões psíquicas em diferentes momentos do processo de escolarização à luz de uma perspectiva integradora de categorias teóricas tradicionalmente dissociadas nos estudos da Psicologia da Educação e de diferentes perspectivas de desenvolvimento humano. O objetivo da investigação foi avaliar transversalmente indicadores de desenvolvimento psíquico em diferentes etapas do processo de escolarização e, uma vez identificadas alterações nos resultados, investigar eventuais regularidades para discussão. A avaliação de tais indicadores foi realizada por meio da aplicação de três instrumentos padronizados em cento e sessenta e quatro estudantes, de três diferentes etapas do Ensino Fundamental, distribuídos em diferentes áreas administrativas da cidade de Curitiba. Os dados coletados apontaram para avanços de alguns indicadores conforme os períodos de escolarização progrediam, mas também revelaram retrocessos no desenvolvimento de dimensões constituintes do autoconceito, da capacidade de resiliência e de operações lógicas no grupo de estudantes participantes. Para a discussão dos resultados foram eleitos marcos teóricos que propõem uma perspectiva integralizada da dinâmica psíquica e integrativa de dimensões internas e externas constituintes da experiência humana. Como conclusões o estudo evidencia que há defasagens no conjunto de transformações psíquicas, supostamente progressivas com o avanço da idade e do processo de escolarização indicando insucesso da educação escolar no cumprimento dos objetivos formais de formação de indivíduos (cidadãos) autônomos e promoção do desenvolvimento humano integral. Palavras-Chave: Psicologia da Educação; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Psicológico; Histórico-Cultural; Afetividade Ampliada; Escolarização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The perspective of the present study was the development evaluation and analysis of some psychic dimensions at different times of schooling by the light of an integrative perspective of theoretical categories, traditionally separated in discussions of educational psychology and human development prospects. The evaluation of such dimensions was accomplished through the application of standardized instruments in one hundred and sixty four students of three different stages of elementary school, of three different administrative areas of Curitiba. The collected data pointed to advances of some indicators as school enrollment periods progressed, but also revealed setbacks in development of self-concept, dimensions of resiliency and logical operations capacity among participating students. For results discussion, theoretical landmarks proposing an integrative perspective of internal and external dynamic dimensions of human experience, were elected. As conclusions the study shows that there are lags in psychic transformations, supposedly progressive with the advance of age and schooling process, indicating failure of school education whose purpose is the education of whole and autonomous individuals (citizens), in all human perspectives. Keywords: Educational Psychology, Human Development, Psychological Development; Historic-Cultural; Extended Affectivity; Schooling.pt_BR
dc.format.extent119 p. : il. (algumas color).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleDesenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradorapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples