Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorQuadra, Felipe, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T11:10:52Z
dc.date.available2019-05-28T11:10:52Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59077
dc.descriptionOrientador: Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 09/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 180-184pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições do estudo da Cultura Visual associada a práticas metodológicas na disciplina de Arte, com enfoque no desenvolvimento do senso crítico e estético dos alunos nos anos finais do ensino médio do Paraná. Participaram desta pesquisa 100 alunos cursando o terceiro ano do ensino médio em um colégio público estadual situado em Curitiba, dos quais averiguou-se perfil e Cultura Visual. Para tanto, foi necessário coletar dados sobre o impacto da disciplina de Arte, das influências das novas tecnologias e da análise de imagens no cotidiano do Aluno. Este trabalho partiu do pressuposto que a aplicação de estudos da Cultura Visual na disciplina de Arte aprimore nos alunos: (a) a compreensão das imagens dentro de seus contextos históricos, sociais, políticos, religiosos e estéticos; (b) a seleção, divulgação e replicação de imagens através de tecnologias de comunicação, sendo mais reflexivos e críticos; e (c) a produção visual e artística de forma mais expressiva e significativa para o indivíduo e para a sociedade. A análise qualitativa foi escolhida por possibilitar interpretações de significados na fala dos sujeitos, relacionando ao contexto em que os mesmos se situam e delimitada pela abordagem teórica da Cultura Visual, compreendendo no texto e nas imagens uma sistematização baseada na qualidade e subjetividade necessária para essa pesquisa. Desse modo, foi necessário a revisão bibliográfica que reafirme e/ou apoie a validação dos estudos da Cultura Visual como facilitadoras do desenvolvimento educacional. Tal revisão se apoia principalmente em Fernando Hernández e Raimundo Martins. A revisão conta também como o conceito de Cultura tem sido visto em diferentes estágios da história, até culminar no desenlace da Cultura-mundo. Constata-se com isso a necessidade de se firmar a produção de pesquisas e de instrumentos adaptados e validados para promover o Ensino de Arte em todas as esferas da Educação Básica, com intuito da melhor compreensão crítica a respeito da realidade que cerca os sujeitos envolvidos no processo educacional. Palavras-chave: Cultura, Cultura-mundo e Cultura Visual. Ensino de Arte. Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research had as objective to analyze possible contributions of the Visual Culture study associated with methodological practices in the Art discipline, focusing on the development of the critical sense of the students in the final years of high school in Paraná. A total of 100 students participated of this research , all of them enrolled in the third year of high school in a state college located in Curitiba, Brazil, of which the profile was ascertained. For that, it was necessary to collect data about the impact of the Art discipline, the influences of the new technologies and the analysis of images in the daily life of the Students. This research started from the assumption that the application of studies of Visual Culture in the discipline of Art improves in the students: (a) the understanding of images within their historical, social, political, religious and aesthetic contexts; (b) the selection, dissemination and replication of images through communication technologies, being more reflexive and critical; and (c) the visual and artistic production in a more expressive and meaningful way for the individual and society. The qualitative analysis was chosen because it allows interpretations of meanings in the subjects' speech, relating to the context in which they are located and delimited by the theoretical approach of Visual Culture, comprehending in text and images a systematization based on the quality and subjectivity necessary for this research. Thus, a bibliographic review was necessary to reaffirm and / or support the validation of Visual Culture studies as facilitators of educational development. The review also tells how the definition of culture has been seen at different stages of history, culminating in the denouement of world-culture. This research confirms the need to establish the production of research and adapted and validated instruments to promote Art Education in all spheres of Basic Education, aiming at the best critical understanding about the reality that surrounds the subjects involved in the educational process Keywords: Art Teaching. Visual Culture. Basic education. High school.pt_BR
dc.format.extent205 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCultura visual e compreensão crítica de imagens : possibilidades para disciplina de arte no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples