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dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Cláudio Martin, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T19:22:35Z
dc.date.available2019-05-28T19:22:35Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58764
dc.descriptionOrientador: Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/11/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 225-242pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese da linha de pesquisa em Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objeto de pesquisa analisar a expansão da educação superior por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) nessa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), especificamente abordando a Dimensão (A): Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública, composta pelos seguintes aspectos: aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; redução das taxas de evasão; e ocupação das vagas ociosas. Fundamentando a pesquisa, conjectura-se conceitos de Pierre Bourdieu que trata a relação do campo do poder com o campo acadêmico em que o agente pressiona para transformar o habitus do campo educação superior e acessar o capital intelectual. Ademais, aborda-se as políticas de educação superior que se inserem como instrumento de ascensão social. Isto se releva no governo Lula da Silva (2003-2010) tendo em vista que ao longo do tempo e diante dos cenários da educação nacional, o Estado brasileiro necessita atender às demandas da sociedade neste campo. A pesquisa empírica, de cunho documental, focou o período de 2003 a 2017, tendo como estratégia metodológica coletar os dados do Projeto Reuni UFPR para compará-los com os efetivamente realizados e saber se atingiu ou não as metas planejadas na adesão ao Programa. Para tanto, entrevistas foram realizadas visando compreender melhor o processo de implantação do Programa. Uma abordagem quanti-quali fora efetuada, em que a pesquisa quantitativa avaliou traduzir em números os dados, as opiniões e as informações coletadas para que fossem analisadas e classificadas; e a qualitativa que considera a relação ativa entre o mundo real e o sujeito, interpretando os fenômenos ocorridos com a execução do Programa. A investigação foi baseada em estudo de caso na UFPR, demonstrando-se a situação e o alcance das metas propostas no projeto, ajudando a compreender se a política educacional superior do governo Lula foi capaz de ampliar o atendimento à população que busca a educação superior. Apurou-se que nesse governo foi defendida a expansão pública e privada, com inclusão social, por meio de diferentes programas, entre estes, o Reuni. Na instituição pesquisada, o Programa evidenciou aumento na oferta de vagas diurnas e noturnas, sendo este um aspecto positivo. Porém, permaneceram elevadas as taxas de evasão antes, durante e após a implantação, demonstrando que não houve alteração de comportamento no período assinalado. Por fim, a UFPR também não conseguiu o resultado esperado das metas de ocupação de vagas ociosas, ficando abaixo da expectativa do planejado. Assim, esta pesquisa colocou em tela o estudo da primeira dimensão do último programa de expansão e reestruturação das IFES dos últimos 10 anos. Palavras-chave: Educação Superior. Política Educacional. Expansão Universitária. Reuni.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis is about a research in Educational Policies of the Graduate Program in Education that belongs to the Education Sector of the Federal University of Paraná (UFPR). It will be analyzing the expansion of higher education through the Program of Support to Plans for Restructuring and Expansion of Federal Universities (Reuni) in this Federal Institution of Higher Education (IFES), specifically addressing Dimension (A): Expansion of Public Higher Education Offering, consisting of the following aspects: night time; reduction of evasion rates; and occupation of idle vacancies. Based on the research, Pierre Bourdieu conjectures concepts that treats the relationship of the field of power with the academic field in which the agent presses to transform the habitus of the field of higher education and access intellectual capital. In addition, the policies of higher education that are inserted as instrument of social ascension are approached. This is reflected in the Lula da Silva administration (2003-2010), because of national education scenarios, the Brazilian State needs to meet the demands of society in this field.This empirical research focused on the period from 2003 to 2017, having as a methodological strategy to collect data from the UFPR Reuni Project to compare them with those actually carried out and to know whether or not it reached the planned goals of joining the Program. For this purpose, interviews were conducted in order to better understand the implementation process of the Program. A quanti-quali approach was carried out, where the quantitative research evaluated the numbers, opinions and information collected to be analyzed and classified in numbers; and the qualitative one that considers the active relation between the real world and the subject, interpreting the phenomena that occurred with the execution of the Program. The research was based on a case study at UFPR, demonstrating the situation and the scope of the goals proposed in the project, helping to understand if the superior educational policy of the Lula government was able to expand the service to the population that seeks higher education. It was found that in this government the public and private expansion, with social inclusion, was defended through different programs, among them the Reuni. In the research institution, the Program evidenced an increase in the offer of day and night vacancies, which is a positive aspect. However, dropout rates remained high before, during and after implantation, demonstrating that there was no change in behavior during the period indicated. Finally, UFPR also failed to achieve the expected result of the goals of occupying idle positions, being below the expectation of the planned. Thus, this research has brought to light the study of the first dimension of the last program of expansion and restructuring of the IFES of the last 10 years. Keywords: Higher Education. Educational politics. University Expansion. Reuni.pt_BR
dc.format.extent254 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Paranápt_BR
dc.titleA expansão da educação superior por meio do Programa Reuni : um estudo de caso na UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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