A educação formal e não formal em busca da autonomia, protagonismo e construção de novos saberes
Date
2018Author
Santos, Juciane Alves dos
Metadata
Show full item recordSubject
Arte e educaçãoxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Minha pesquisa foi fundamentada e se deu através de observações e vivencias onde constatei que quem observa a paixão por aprender, que as crianças têm desde muito pequena, percebe que o modelo curricular tradicional de ensino educacional faz com que a escola acabe por sufocar essa vontade. Alguns anos venho trabalhando nessa linha de pensamento, tendo como objetivo focar na autonomia e protagonismo desses educandos na educação formal (como arte educadora dentro do contraturno escolar deste município) e na não formal (como coreografa voluntaria da fanfarra municipal de Matinhos). Verifiquei ao longo do meu trabalho enquanto educadora que a proposta de autonomia e protagonismo em centrar no aluno não significa dar carta branca para bagunça ou fazer por fazer, mas sim através do conhecimento do contexto que lhe é dado, orientar e direcionar em atividades que ressaltem sua autonomia sendo elas responsáveis por suas ações ou a falta dela. O protagonismo do educando deve estar centrado na eficiência do aprendizado. O estimulo à curiosidade instiga ao protagonismo. Tive plena certeza de que estava seguindo pelo caminho certo quando iniciei na ANE (Alternativas para uma nova educação) e percebi que não estava sozinha a nova educação só se dá no coletivo.