dc.contributor.advisor | Padilha, Jean Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro,Laura Mohtadi | pt_BR |
dc.contributor.other | Macedo, Valeria de Cássia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T12:03:52Z | |
dc.date.available | 2019-09-06T12:03:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58689 | |
dc.description | Orientador : Jean Carlos Padilha, M.Sc. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A proposta do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO – UFPR Litoral) é construída com base na realidade das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira e Litoral Paranaense, visando instruir a autonomia e o comprometimento social dos sujeitos. Esses grupos identificados como sociedades tradicionais possuem peculiaridades culturais próprias e uma intrínseca relação de sustentabilidade com o ambiente, caracterizando-se pela dependência em relação aos recursos naturais com os quais constroem seu modo de vida e atividades de subsistência. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo compreender a realidade social e ambiental dos acadêmicos do curso da LECAMPO, identificando as problemáticas socioambientais enfrentadas por eles na Universidade e nas comunidades tradicionais das quais fazem parte e, desenvolver um estudo sobre planejamento de projeto participativo. Para isso, utilizou–se de coleta de dados por meio de questionário socioambiental e tabulação das informações e, abordagem das ferramentas e dinâmicas propostas pela metodologia Dragon Dreaming. Através das técnicas utilizadas, foi possível; identificar as principais problemáticas socioambientais, que demonstraram a interação entre as restrições ambientais com a problemática da gestão de resíduos sólidos nas comunidades tradicionais, além da perda de identidade, cultura e outros conflitos; e a funcionalidade da metodologia Dragon Dreaming na construção de planejamento de projetos colaborativos, possibilitando a ação para futuras intervenções e também à compreensão, auxílio, reforço e bem estar dos educandos e de suas comunidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos - Gestão | pt_BR |
dc.subject | Educaçao do Campo | pt_BR |
dc.subject | Projetos - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Abordagem de metodologia participativa e identificação de problemáticas ambientais : um estudo sobre planejamento de projetos colaborativos locais (LECAMPO - UFPR LITORAL) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |