Abordagem de metodologia participativa e identificação de problemáticas ambientais : um estudo sobre planejamento de projetos colaborativos locais (LECAMPO - UFPR LITORAL)
Resumo
Resumo : A proposta do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO – UFPR Litoral) é construída com base na realidade das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira e Litoral Paranaense, visando instruir a autonomia e o comprometimento social dos sujeitos. Esses grupos identificados como sociedades tradicionais possuem peculiaridades culturais próprias e uma intrínseca relação de sustentabilidade com o ambiente, caracterizando-se pela dependência em relação aos recursos naturais com os quais constroem seu modo de vida e atividades de subsistência. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo compreender a realidade social e ambiental dos acadêmicos do curso da LECAMPO, identificando as problemáticas socioambientais enfrentadas por eles na Universidade e nas comunidades tradicionais das quais fazem parte e, desenvolver um estudo sobre planejamento de projeto participativo. Para isso, utilizou–se de coleta de dados por meio de questionário socioambiental e tabulação das informações e, abordagem das ferramentas e dinâmicas propostas pela metodologia Dragon Dreaming. Através das técnicas utilizadas, foi possível; identificar as principais problemáticas socioambientais, que demonstraram a interação entre as restrições ambientais com a problemática da gestão de resíduos sólidos nas comunidades tradicionais, além da perda de identidade, cultura e outros conflitos; e a funcionalidade da metodologia Dragon Dreaming na construção de planejamento de projetos colaborativos, possibilitando a ação para futuras intervenções e também à compreensão, auxílio, reforço e bem estar dos educandos e de suas comunidades.
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- MBA em gestão ambiental [364]