Políticas de leitura para a infância no município de Curitiba : o livro como direito à promoção da igualdade racial
Resumo
Resumo: Esta tese analisa livros de literatura infantil disponibilizados pelo Programa de leitura do Município da cidade de Curitiba (PR) em interface com o Programa Nacional Biblioteca da Escola.O objetivo consiste em analisar a política do livro infantil no município de Curitiba e possíveis interlocuções com as políticas de promoção de igualdade étnico-racial, Lei 10.639/03 e 11.645/08, que alteraram o artigo 26 A da LDB, para as crianças da educação infantil (préescola. A hipótese foi que a literatura estabelece discursos que possibilitam a identificação cultural por intermédio das personagens dos livros e por meio dos textos escritos. As perguntas que o estudo buscou responder foram: Quais os modelos culturais observados nas políticas de leitura e nos acervos distribuídos na rede municipal de Curitiba e na interface com o PNBE? Ou, dito de outra forma, os referidos modelos culturais operam, em que medida, para a promoção da igualdade étnico- racial ou para a reificação das hierarquias raciais e do branco como norma de humanidade? No plano teórico-metodológico a pesquisa teve enfoque na perspectiva dos estudos críticos sobre as relações raciais no Brasil e se utilizou de diferentes instrumentos de recolha de dados: análise documental; revisão sistemática; coleta no acervo do CEALE UFMG; entrevistas com gestoras da SME; aplicação de questionários para pedagogas e gestoras da unidades de Educação Infantil; trabalho de campo em quatro unidades de Educação Infantil; análise de conteúdo de 92 livros indicados e utilizados na rede com as crianças dos 4 aos 6 anos.A resposta data pelo conjunto de dados apresenta nuances. No discurso de gestoras e nas respostas de profissionais da educação infantil os modelos culturais de valorização da história e cultura afro-brasileira está presente. Na programação de espaços de leituras que observamos em uma escola, dois CMEIs e uma instituição conveniada esteve presente particularmente em uma delas. A resposta dada pelo conjunto de dados mobilizados foi que gestões pedagógicas e profissionais da educação buscam estratégias de inserir maior riqueza e diversidade nos discursos, procurando obras de valorização da história e cultura afro-brasileira. O discurso de uma amostra significativa de livros escolhidos pelas/para as crianças tem discurso muito mais focado na branquitude como norma de humanidade, ou seja, ideologicamente opera para estabelecer hierarquia racial. Em outras palavras, o letramento literário racial ofertado pelos discursos dos livros analisados permanece a operar no silenciamento, invisibilização das pautas e ao desconsiderar livros com estereótipos de não-brancos a percorrer livremente nas bibliotecas e atua no fortalecimento de contextos que favorecem a branquitude. Palavras-chave: Políticas de leitura literária para a Infância. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Políticas de promoção da igualdade racial. Letramento para a diversidade. Abstract: This thesis analyzes children's literature books made available by the reading program of the city of Curitiba (PR) in an interface with the National School Library program. The objective is to analyze the children's book policy in the municipality of Curitiba and possible interlocutions with policies for the promotion of ethnic-racial equality, Lei 10.639/03 and 11.645/08, which altered the article 26 A of LDB, for children of Early Childhood education (pre-school. The hypothesis was that the literature establishes discourses that enable cultural identification through the characters of the books and through the written texts. The questions that the study sought to answer were: what are the cultural models observed in reading policies and collections distributed in the Municipal network of Curitiba and in the interface with Pnbe? Or, in other words, the aforementioned cultural models operate, to what extent, for the promotion of ethnic-racial equality or for the reification of racial and white hierarchies as a norm of humanity? In the theoretical-methodological plan, the research focused on the perspective of critical studies on racial relations in Brazil and used different data collection instruments: documentary analysis; Systematic review; Collection of the Ceale UFMG; Interviews with SME management; Application of questionnaires for pedagogues and management of children's education units; Fieldwork in four children's education units; Content analysis of 92 books indicated and used in the network with children aged 4 to 6 years. The date response by the data set presents nuances. In the discourse of managers and in the responses of children's education professionals, cultural models for valuing history and Afro culture are present. In the programming of reading spaces that we observed in a school, two Cmeis and a partner institution was present particularly in one of them. The response given by the set of data mobilized was that pedagogical management and education professionals seek strategies to insert greater richness and diversity in the discourses, looking for works of valorization of the history and Afro culture. The discourse of a significant sample of books chosen by/for children has a much more focused discourse on whiteness as a norm of humanity, that is, ideologically operates to establish racial hierarchy. In other words, the racial literary literacy offered by the discourses of the analyzed books remains to operate in the silting, invisibilization of the agendas and by disregarding books with stereotypes of non-whites to roam freely in the libraries and Works in the strengthening of contexts that favor whiteness. Keywords: Literary reading policies for childhood. Education for ethnic-racial relations. Policies to promote racial equality. Literacy for diversity.
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- Teses [406]