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dc.contributor.advisorKasper, Katia Maria, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorCruz, Maritana Drescher dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T13:57:27Z
dc.date.available2019-05-28T13:57:27Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58442
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Drª. Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 07/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.87-91pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa cartografa relações do ensinar-aprender em terreiros, interpretações de mundo e formação de jovens candomblecistas egressos de escola pública em Curitiba. Encontros diários com jovens estudantes levaram-me a acompanhar, presenciar, e vivenciar tensões, fluxos de diminuição da potência de ser desses estudantes em ambiente escolar. Nesses encontros fui afetada e instigada a pesquisar sobre o que vaza daqueles corpos de estudantes nessa pesquisa busquei acompanhar percursos de formação e transformação de jovens candomblecistas implicados em terreiros de nação ketu em Curitiba. Operando com a noção de experiência e formação de Jorge Larrosa e pensando o candomblé como uma prática pedagógica diferente daquela realizada na escola, conhecendo suas ações, dinâmicas e performances. No candomblé se aprende com presença e abertura. Com o corpo. Corpo que vibra, corpo presente, corpo leitura do não escrito, corpo escuta do não falado, do observado com outros sentidos, audição, tato, visão, olfato. Palavras-chave: Educação e candomblé. Formação e candomblé. Educação e racismo religioso. Religião de matriz africana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research maps the teaching/learning relationships in Candomblé - an African religion - temples, world interpretations and the education of young Candomblé graduate students from public schools in Curitiba. By taking part in daily meetings, I could experience and witness the tension and the declining power outflow of being students at the school environment. I have been strongly affected and instigated to study on what comes from those students minds, and in this research I sought to keep up with the trand transformation paths of young Candomblé members involved in Ketu nation in temples in Curitiba. The experience and the ideal of education of Jorge Larrosa are addressed here in order to think about Candomblé as a pedagogical practice different from that performed at school, raising awareness of its actions, dynamics and performances. In Candomblé, learning happens through presence and opening. It is learning. Vibrant body, present body, learning what is not written body, listerning what is not said body. It is learning by the observation of other senses like listerning, touching, seeing and smelling. Keywords: Education and Candomblé. Student's education. Education and Candomblé. Education and Religious racism. Africam religion.pt_BR
dc.format.extent91 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCandomblept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectReligião - Aspectos culturais - Brasilpt_BR
dc.titleEntre terreiro e escola : processos de formação de jovens candomblecistaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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