• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ERICA YOSHIZAWA.pdf (2.025Mb)
    Date
    2018
    Author
    Yoshizawa, Erica, 1975-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação - Metodologia
    Educação
    Prática pedagógica
    Professores - Formação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de estudo a Sala de Aula Invertida (SAI), como proposta de Metodologias Ativas na ação da prática pedagógica. Os sujeitos desta pesquisa são professores da Educação Básica, participantes de um Curso de Extensão, realizado no município de Curitiba/PR, pela UFPR. Esse estudo busca responder quais são as percepções dos professores na experiência da metodologia SAI. Para tanto, tem-se o objetivo geral que é analisar o entendimento, apontado por professores de ensino básico, da prática pedagógica no uso de SAI. Usou-se como embasamento teórico para a sala de aula invertida a teoria de Bacich; Neto; Trevisani (2015); Bergmann e Sams (2016) entre outros. A presente pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, considerando os sujeitos de pesquisa os participantes de um curso de extensão criado, planejado e desenvolvido para esta pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicados no primeiro dia do curso e no último. Também se realizaram registros em um diário itinerante composto por observações da pesquisadora. Os principais resultados encontrados apontam para o fato de que os participantes percebem em suas práticas pedagógicas a necessidade de um novo olhar sobre a educação, no qual se permita maior protagonismo do aluno. Conclui-se, portanto que no contexto tecnológico atual, possibilidades surgem no campo da educação, contribuindo para uma aprendizagem significativa; e as metodologias ativas como a SAI, vem ao encontro deste panorama, visando aumentar o engajamento e participação dos estudantes, com a mediação do professor que tem então maior possibilidade de identificar os potenciais e desafios de seus alunos. Palavras Chave: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Educação Básica. Formação de Professor. Prática Pedagógica.
     
    Abstract: This work is part of the research line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education of the Master's Program in Education: Teaching Theory and Practice, Federal University of Paraná (UFPR). Its purpose is to study the Flipped Classroom, as a proposal of Active Methodologies in the action of pedagogical practice. The subjects of this research are teachers of Basic Education, participants of an Extension Course, held in the city of Curitiba / PR, UFPR. This study seeks to answer what are the teachers' perceptions in the flipped classroom methodology experience. Therefore, the general objective is to analyze the understanding, as pointed out by teachers of basic education, of the pedagogical practice in the use of flipped classroom. The theory used as a theoretical basis for the inverted classroom; Bacich; Neto; Trevisani (2015); Bergmann and Sams (2016) among others. The present research starts from a qualitative approach, considering the subjects of research the participants of an extension course created, planned and developed for this research. As data collection instruments, two questionnaires were used, with open and closed questions, applied on the first day of the course and in the last one. Records were also made in a traveling journal composed of the researcher's observations. The main results point to the fact that the participants perceive in their pedagogical practices the need for a new look at education, in which the student's greater role is allowed. It is concluded, therefore, that in the current technological context, possibilities arise in the field of education, contributing to meaningful learning; and the active methodologies such as flipped classroom, is in line with this scenario, aiming to increase students' engagement and participation, through the mediation of the teacher who is then more likely to identify the potentials and challenges of their students. Keywords: Active Methodologies. Flipped Classroom. Basic education. Teacher Training. Pedagogical Practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58334
    Collections
    • Dissertações [161]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV