Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
Resumo
Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a partir da investigação realizada com crianças de 04 e 05 anos, de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Blumenau/SC. Os objetivos específicos buscam identificar quais fundamentos do teatro explorados durante o estudo reverberaram corporalmente nas crianças ao final do processo de iniciação teatral e interpretar as vozes corporalmente enunciadas durante a execução do Programa Performativo para a Educação Infantil. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está ancorado na relação entre a Pedagogia do Teatro, a Educação Performativa e os Estudos de Bakhtin e o Círculo. Foram realizados 09 encontros, de 50 minutos cada, com base nos jogos dramáticos e jogos teatrais correlacionados com a performance, tendo como suporte a concepção de educando pautada pela relação com a autonomia, em que a criação acontece a partir das escolhas corporais das crianças, resultando na criação dos Programas Performativos para a Educação Infantil. O processo foi desenvolvido com base nos seguintes elementos do teatro: personagem (quem); local da história (onde); acontecimentos da história (o que); espaço de cena; e o código para iniciar e finalizar as histórias. A análise concentra-se na execução de um dos Programas realizados pelas crianças no último encontro, onde é possível identificar os elementos teatrais utilizados corporalmente por elas e seus enunciados corporais proferidos durante a execução do Programa. Os resultados apontam para a compreensão do espaço de cena, código para iniciar e finalizar as histórias, quem, e o que. Porém, no elemento quem alguns educandos intercalam entre o seu eu e a proposta de personagem, e no o que há alterações na sequência das ações realizadas. O elemento onde não apareceu no Programa. Os resultados também apontam para vozes sociais que constituem a concepção destes sujeitos, entre elas a voz de uma educação patriarcal. Palavras-chave: Pedagogia do Teatro. Educação Performativa. Estudos da Performance. Bakhtin e o Círculo. Programa Performativo para a Educação Infantil. Corpos. Abstract: The present research, linked to the research group ELiTe (UFPR / CNPq) - Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricality, aims to understand the relationship between dramatic play and performance, based on the investigation carried out with children from 04 and 05 years old, from a Center for Early Childhood Education of Blumenau Municipal Network / SC. The specific objectives seek to identify which foundations of the theater explored during the study reverberated physicaly in the children at the end of the process of theatrical initiation and to interpretat of voices bodily enunciated during the execution of the Performative Program for Early Childhood. The theoretical-methodological framework of the research is anchored in the relation between Theater Pedagogy, Performative Education and the Studies of Bakhtin and the Circle. 09 encounters have been conducted, of 50 minutes each, with base in dramatic play and theatrical games were correlated with performance, based on the conception of an education based on the relationship with autonomy, in which creation takes place from the children's corporal choices, resulting in the creation of Performative Programs for Early Childhood. The process was developed based on the following theater elements: character (who); place of history (where); events of history (what); space of scene; and the code to start and end the stories. The analysis focuses on the execution of one of the Programs carried out by the children at the last meeting, where it is possible to identify the theatrical elements used by them and their utterances given during the execution of the Program. The results point to the understanding of the elements of scene space, code to start and end stories, who, and what. However, in the element who some students intercalate between their self and the character proposal, and in the element what changes there are in the sequence of the actions performed. The element where it did not appear in the Program. The results also point to social voices that constitute the conception of these subjects, among them the voice of a patriarchal education. Keywords: Theater Pedagogy, Performative Education. Performance Studies. Bakhtin and the Circle. Performative Programs for Early Childhood. Bodies.
Collections
- Dissertações [204]