Matar aula dá trabalho : uma experiência de rebeldia da tradição escolar buscando outras alternativas de valorização comunitária e organização do povo em seu território
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Purcino, Reginaldo Aparecido, 1972-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O caminho percorrido por um educador brasileiro muitas vezes é obstaculizado pela burocracia da grade curricular, avaliação de rendimentos quantitativos, violência hierárquica e tantas outras dificuldades. Não estamos negando estes elementos também relevantes à educação, no entanto eles não podem ser o fim deste processo. A amorosidade fruto, do trabalho coletivo e da responsabilidade, parece nos elementos mais importantes e relevantes e é neste contexto que as novas alternativas em educação, podem possibilitar o avanço da autonomia, não das escolas, mas das comunidades territoriais onde estas estão inseridas. É nesta lógica contra hegemônica, que vivenciamos diversas ações educativas que nos colocaram em um caminho de mobilização das pessoas em seus territórios, para buscarem suas próprias soluções. A construção de um projeto coletivo para solucionar as próprias necessidades sempre será uma alternativa comunitária a se levar em consideração antes de qualquer solução externa.