Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Eron Moreno Chagas, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T15:50:41Z
dc.date.available2019-05-18T15:50:41Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58140
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 24/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.109-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a autonomia desse público. O método que norteia esta pesquisa é caracterizado pela Pesquisa-ação, com a abordagem do design instrucional flexível e contextualizado. Para tanto, ele se divide em três fases: exploratória, planejamento e ação (com monitoramento). Espera-se que, com essa dissertação possa ser definido e organizado um plano de aula com metas (distinguir objetivos), maneiras (meios de atingir esses objetivos) e material (conteúdo apropriado e relevante a ser lecionado) para o ensino-aprendizagem de smartphone para o público idoso. Como resultado deste trabalho espera-se possibilitar aos alunos usufruir da independência que esses aparelhos podem proporcionar para se comunicar com amigos, familiares e resolver tarefas do cotidiano. Palavras-chave: Idosos 1. Smartphones 2. Curso 3.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to propose Educational Priorities to smartphone teaching and learning for the elderly user, so that the smartphone teaching is taught in mini course format in order to reduce the feeling of social isolation and increase the autonomy of this public. The method that guides this research is characterized by action-research with the approach of flexible and contextualized instructional design, the method is divided into three phases: exploration, planning and action (with monitoring). It is hoped that with this research is defined and organized a lesson plan with goals (distinguish objectives), ways (ways to achieve those goals) and equipment (appropriate and relevant content to be taught) to the smartphone of teaching and learning for elderly public. With the result of this work, with the implementation of the Educational Priorities in mini course smartphone format for seniors enables students enjoy the independence that these devices can provide to solving everyday tasks. Keywords: Elderly 1. Smartphones 2. Course 3.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIdosos - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectInclusão digital - Idosospt_BR
dc.titleCapacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexívelpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples