• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ERON MORENO CHAGAS ROCHA.pdf (28.96Mb)
    Date
    2017
    Author
    Rocha, Eron Moreno Chagas, 1988-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Idosos - Comunicação
    Design
    Smartphones
    Inclusão digital - Idosos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a autonomia desse público. O método que norteia esta pesquisa é caracterizado pela Pesquisa-ação, com a abordagem do design instrucional flexível e contextualizado. Para tanto, ele se divide em três fases: exploratória, planejamento e ação (com monitoramento). Espera-se que, com essa dissertação possa ser definido e organizado um plano de aula com metas (distinguir objetivos), maneiras (meios de atingir esses objetivos) e material (conteúdo apropriado e relevante a ser lecionado) para o ensino-aprendizagem de smartphone para o público idoso. Como resultado deste trabalho espera-se possibilitar aos alunos usufruir da independência que esses aparelhos podem proporcionar para se comunicar com amigos, familiares e resolver tarefas do cotidiano. Palavras-chave: Idosos 1. Smartphones 2. Curso 3.
     
    Abstract: This research aims to propose Educational Priorities to smartphone teaching and learning for the elderly user, so that the smartphone teaching is taught in mini course format in order to reduce the feeling of social isolation and increase the autonomy of this public. The method that guides this research is characterized by action-research with the approach of flexible and contextualized instructional design, the method is divided into three phases: exploration, planning and action (with monitoring). It is hoped that with this research is defined and organized a lesson plan with goals (distinguish objectives), ways (ways to achieve those goals) and equipment (appropriate and relevant content to be taught) to the smartphone of teaching and learning for elderly public. With the result of this work, with the implementation of the Educational Priorities in mini course smartphone format for seniors enables students enjoy the independence that these devices can provide to solving everyday tasks. Keywords: Elderly 1. Smartphones 2. Course 3.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58140
    Collections
    • Dissertações [90]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV