O mito alcoforadista como mote para as Novas Cartas Portuguesas : literatura e feminismo
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, partindo da hipótese de que Mariana Alcoforado funciona na obra como mito cultural e mote de escrita, de forma a costurar as diferentes temáticas do livro, dando-lhes um viés feminista. Mais do que isso, pretendemos comprovar a atualidade da obra ainda hoje, como leitores brasileiros do século XXI. Ao se apropriarem do mito alcoforadista como mote, além de dar-lhes um tom feminista, as três Marias apresentam uma concepção de Literatura, que também nos propomos a analisar. Num primeiro momento, apresentaremos as Novas Cartas Portuguesas, doravante NCP, bem como a recepção crítica delas em Portugal e no Brasil. Num segundo momento, apresentaremos as Cartas portuguesas e Mariana Alcoforado, destacando o papel que desempenham na literatura e na cultura portuguesas, especialmente como Mariana pode ser vista como um mito cultural, o qual funcionará como mote para as NCP. Num terceiro momento, partiremos para o referencial teórico sobre feminismo, buscando demonstrar as formas que tomou em Portugal. Num quarto momento, elaboraremos nossa análise do texto, buscando deslindar os aspectos já mencionados nos objetivos do trabalho. Por fim, apresentaremos nossas considerações finais a partir da relação proposta e da análise da obra. Cabe destacar, contudo, que a ordenação aqui apresentada não será seguida à risca, visto que, além da atualização feminista do mito de Mariana e da proposta de uma concepção de Literatura, as Novas Cartas se propõem como um texto que subverte as noções de ordem, de gênero, de linguagem e mesmo de representação cultural, como buscaremos demonstrar com essa tese, tanto por sua forma quanto por seu conteúdo, até porque entendemos que forma e conteúdo só podem ser divididas com intuitos didáticos. Palavras-chave: Mariana Alcoforado. Mito cultural. Novas Cartas Portuguesas. Feminismo. Literatura. Abstract: This study aims at analyzing Novas Cartas Portuguesas, by Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta and Maria Velho da Costa, starting by the hipothesis that Mariana Alcoforado has the function of a cultural myth and a writing motto, in order to sew the different themes from the literary work, giving it a feminist view. We intend to prove the book's relevance up to present days, as Brazilian readers of the 21st century. By appropriating the alcoforadist myth as a motto, besides giving it a feminist tone, the Three Maries present a concept of Literature that we propose to analyze too. In a first moment, we present Novas Cartas Portuguesas, now on NCP, as well as its critical reception in Portugual and Brazil. In a second moment, we show Cartas portuguesas and Mariana Alcoforado, highlighting the role that it plays in Portuguese literature and culture, specially how Mariana can be seen as a cultural myth, which will function as a motto to NCP. In a third moment, we present the theoretical reference about feminism, to demonstrate aspects of the movement in Portugal. In a fourth moment, we elaborate our text's analyzis, to find the aspects mentioned in this work's aims. At last, we present our final consideration in relation with our propose. It is important to highlight, nevertheless, that the sequence presented is not to be strictly followed, because, besides the feminist updating of Mariana's myth and the proposal of a concept of Literature, Novas Cartas proposes itself as a subversive text regarding order, genre, language and cultural figuration, as we will demonstrate with this thesis, both for its form, both for its content, also because we understand that form and content can only be divided for didactic purposes. Palavras-chave: Mariana Alcoforado. Cultural myth. Novas Cartas Portuguesas. Feminism. Literature.
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