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dc.contributor.authorTarachuk, Daiana Lima, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T13:04:07Z
dc.date.available2018-11-20T13:04:07Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57867
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.202-207pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão sobre o ensino de literatura e a formação do leitor literário. O problema de pesquisa que orientou a investigação foi a seguinte questão: como fazer os alunos se interessarem pela leitura literária em sala de aula? Diante de tal questionamento, o presente estudo foi guiado pelo objetivo de compreender o processo de formação do leitor literário, a partir da aplicação de uma unidade de ensino à luz do Método Recepcional. Optouse por uma metodologia de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, premissa que encaminhou a imersão da professora-pesquisadora em campo, desenvolvendo-se a proposta de execução no segundo semestre do ano letivo de 2017, em uma turma de 3º do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Curitiba. Os participantes da pesquisa foram 29 alunos, com idade entre 7 e 9 anos, e a professora regente. A coleta de dados ocorreu por meio de técnicas características desse tipo de estudo, como observação participante, realização de entrevistas, bem como o uso de diário de campo, fotografias, gravações de áudio, vídeo e análise das produções dos alunos. A base metodológica para a elaboração e aplicação da unidade de ensino foi o Método Recepcional, proposto por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), as quais determinaram cinco etapas necessárias para a efetivação da metodologia: determinação do horizonte de expectativas, atendimento do horizonte de expectativas, ruptura do horizonte de expectativas, questionamento do horizonte de expectativas e ampliação do horizonte de expectativas. O referencial teórico em que se ampara essa investigação são as teorias da Estética da Recepção e do Efeito Estético, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Descreve-se a prática desenvolvida, dialogando-se com os pressupostos teóricos que a embasam, sendo elencados os procedimentos, as atividades e os relatos pertinentes que contribuíram para a concretização da pesquisa de campo. Foi revelada a complexidade que abrange o processo de formação de leitores, o que pressupõe um professor, como mediador de leitura, consciente de suas atribuições, as quais devem ser desenvolvidas para que as experiências literárias escolares reverberem para a vida do aluno. Vislumbrou-se com esse trabalho a viabilidade de promover o contato do jovem leitor com o texto literário de forma significativa, no entanto, constatou-se também a necessidade de planejamentos com práticas motivadoras e objetivos bem delineados, professores embasados em teorias e em estratégias que contribuam para práticas de mediação de leitura, as quais ampliem o horizonte de expectativas do aluno, pautando-se em metodologias que vão ao encontro dos interesses do leitor em formação. Palavras-chave: Formação do leitor literário. Método Recepcional. Literatura Infantil. Ensino fundamental I.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was conceived based on questions, concerns and experienced fears evoked by the classroom teaching practice experienced by the researcher teacher. Questioning provokes the reflection about teaching literature and the formation of the literary reader. The research problem that directed the investigation was the following question: how to make students interested in literary reading in classroom? Facing this question, the present study was guided by the aim to comprehend the process to form the literary reader, based on the application of a teaching unit plan in the light of the Receptional Method. It was decided to use the qualitative approach in ethnographic investigation, which guided the researcher teacher immersion on the field, developing the application proposal in the second semester of the school year of 2017, in a third grade of Elementary Public School in Curitiba. The survey participants were 29 students from 3rd grade, aged 7 to 9, and the mentor teacher. Data were collected using ethnography methods as participant observation, interviews, field diary, photography, audio recording, videos and analysis of student's productions. The methodological basis to the preparation and application of the teaching unit was the Receptional Method, proposed by Vera Teixeira Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), which determined five stages to methodology effectiveness: determination of the expectation horizon, assistance, rupture, questioning and enlargement. The theoretical background is sustained on the Aesthetics Reception and the Aesthetics Effect, from Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser. It was described the practice developed, dialoguing with the theoretical premises in which this research is based on, with the relevant procedures, activities, and reports that contributed to the achievement of the field research. It was revealed the complexity that evolves the process of the literary reader formation, which assumes a teacher, as the reading mediator, conscious of his duties that should have been developed in order to resonate the school literary reading experiences through the student's life. It was aimed, with this survey, the feasibility to promote the contact between the young readers with the literary text in a meaningful way. However, it appears the need of motivational practices planning and objectives outlined, teachers grounded on theories and strategies that contribute to literary text mediation, broadening the student's horizon of expectation, guided by methodologies that respond to the interests of the reader in formation. Keywords: Literary reader formation. Receptional Method. Children's Literature. Elementary School.pt_BR
dc.format.extent225 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Metodologiapt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLeitura - Métodos de ensinopt_BR
dc.titleA vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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