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dc.contributor.advisorOtani, Dinamene de Oliveira Nogueirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorKoubik, Nathalie Alves dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T17:24:00Z
dc.date.available2023-06-02T17:24:00Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57463
dc.descriptionOrientador : Dinamene de Oliveira Nogueira Otanipt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A aplicação de metodologias ativas de ensino vem ao encontro de uma demanda importante no ambiente educacional, o aprimoramento da prática pedagógica, principalmente por tornar o aluno um sujeito ativo em sua formação com uma boa capacidade crítica e reflexiva acerca do que se é ensinado, características importantes na formação de profissionais de saúde. OBJETIVO: Verificar quais metodologias ativas de ensino têm sido aplicadas nos cursos de graduação em saúde no Brasil e seus resultados. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados: PubMed, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), para selecionar artigos originais publicados entre 2013 e 2018 que tivessem relação com tema. Inicialmente foram encontrados 133 artigos sendo que 23 fazem parte desta revisão, tais artigos abordaram a utilização de metodologias ativas de ensino em diferentes cursos de graduação em saúde. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maior parte dos estudos encontrados utilizaram como metodologia ativa de ensino o Problem Based Learning (PBL); seguido daqueles que utilizaram uma combinação variada de metodologias (jogos, debates, vídeos, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama, articulação interdisciplinar, portfólio, estudo de texto, dramatização, estudo dirigido, estratégias de educação em saúde, estudos de caso, criação de um blog, aulas práticas de campo em diversos cenários e trabalhos temáticos) e daqueles que utilizaram somente jogos; simulação, problematização, ciclo de discussão de problemas; portfólio; inserção dos alunos na realidade local desde o início do curso e o método do Arco de Charles Maguerez. A utilização de metodologias ativas de ensino apontou boas perspectivas na área da saúde, no entanto, se faz necessário avaliar constantemente a perspectiva dos alunos sobre o uso de tais metodologias bem como a efetividade, além de monitorar as atividades para que seja possível um constante aprimoramento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao - Práticapt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino nos cursos de graduação em saúde : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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