Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTizzot, Edison Luiz Almeida, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorSteffens, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T20:48:58Z
dc.date.available2023-12-19T20:48:58Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57460
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Edison Luiz de Almeida Tizzotpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação contínua e de rotina mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal na Disciplina de Periodontia I - disciplina teóricoprática - do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestre de 2016, respectivamente "sem quiz" (n=53) e "com a realização de quiz semanal" (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quiz realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quiz realizados por cada aluno (r=0,39;p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47;p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPeriodontiapt_BR
dc.subjectEstudo observacionalpt_BR
dc.titleAvaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontiapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples