dc.contributor.advisor | Tizzot, Edison Luiz Almeida, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Steffens, João Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T20:48:58Z | |
dc.date.available | 2023-12-19T20:48:58Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57460 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Edison Luiz de Almeida Tizzot | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A avaliação contínua e de rotina mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal na Disciplina de Periodontia I - disciplina teóricoprática - do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestre de 2016, respectivamente "sem quiz" (n=53) e "com a realização de quiz semanal" (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quiz realizados e média das
notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quiz realizados por cada aluno (r=0,39;p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47;p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Periodontia | pt_BR |
dc.subject | Estudo observacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontia | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |