Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDÿck, Michele Simonian, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Glaucia da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-19T14:25:05Z
dc.date.available2018-11-19T14:25:05Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57181
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 242-251pt_BR
dc.description.abstractResumo: Existe um campo de pesquisa e prático relacionado ao desenvolvimento profissional docente. Tal campo trata acerca dos saberes dos professores nas diferentes áreas do conhecimento. No entanto, existe uma lacuna relacionada à especificidade do desenvolvimento profissional do(a) pedagogo(a) escolar nos referidos campos. O(a) pedagogo(a) escolar tem participado dos mesmos processos formativos dos professores, desconsiderando os aspectos específicos da sua identidade e saberes, sendo raras as iniciativas centradas em seu papel articulador pedagógico. O objetivo da pesquisa que deu origem à tese consistiu em elencar categorias de saberes a partir da relação entre as práticas e necessidades formativas dos pedagogos escolares em relação às tecnologias na cultura escolar. Foi proposta a seguinte questão de pesquisa: quais categorias de saberes dos(as) pedagogos(as) escolares surgem a partir de suas práticas e necessidades formativas com relação as tecnologias na cultura escolar? O referencial teórico-conceitual partiu da inter-relação entre quatro eixos. O primeiro focado na compreensão do papel social da escola e da cultura escolar (FORQUIN, 1993). Tal referencial foi seguido pela discussão dos conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente (MARCELO, 1999), Ciclo de Vida Profissional (HUBERMAN, 1995) e Formação Docente (PÉREZ-GÒMES, 1997). O terceiro se refere aos Saberes Docentes (TARDIF; LESSARD; LAHAYE,1991; TARDIF, 2002; SHULMAN, 2004), aos Saberes dos(as) Pedagogos(as) Escolares (VERDY, 2005) e aos Saberes Tecnológicos (MISHRA; KOEHLER, 2006). Esse eixo foi complementado a partir da compreensão da Pedagogia como ciência da educação e da identidade do(a) Pedagogo(a) Escolar (FREIRE, 1997; PIMENTA, 2011; LIBÂNEO, 2002; TARDIF; LESSARD, 1999); PINTO, 2006; TARDIF, 2010). O último eixo centrou na discussão da tecnologia em sua dimensão cultural (FEEMBERG, 2005), no conceito de cibercultura (LÈVY, 1999) e nas relações entre escola e tecnologia (KENSKI, 2013, 2014). A pesquisa, baseada no paradigma qualitativo, (CRESWELL, 2010; BOGDAN; BIKLEN, 1994), se estruturou na abordagem de estudo de caso (YIN, 2010) em duas fases: a primeira exploratória para a seleção da amostragem gradual e teórica (FLICK, 2009), seguida pelo estudo de caso, ambas com multi-instrumentos para produção e triangulação dos dados. Os métodos de análise documental e análise de conteúdo a partir de Bardin (2009) e Saldaña (2013) foram empregados aos dados. Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que o Desenvolvimento Profissional do Pedagogo Escolar pode ter como ponto de partida a construção de um saber complexo exigido e mobilizado na prática, denominado saber formativo organizador pedagógico de conteúdo tecnológico. Além disso, o processo de Desenvolvimento Profissional do Pedagogo Escolar necessita contemplar cinco categorias. Essa tese contribuí academicamente, ao pronunciar perspectivas para a pesquisa e a prática de um desenvolvimento profissional específico para as necessidades e saberes dos(as) Pedagogos(as) Escolares. Palavras-chave: Pedagogo Escolar. Desenvolvimento Profissional. Cultura Escolar. Saberes. Tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There is a theoretical research field and a practical dimension related to the teacher professional development. This research field deals with the knowledge of teachers in various fields. There is, however, a gap in these fields about the specifics of professional development of school coordinators. School coordinator have undergone the same formative processes as the teacher, no consideration given to his/her professional practice. Rarely is any thought given to his/her role as educational articulator in the school culture. The research goal motivating this research was to list areas of knowledge based on the relationship between the practices and formative needs of school coordinators related to the technologies of school culture. The research question was: what areas of knowledge of school coordinators emerge from their practices and training needs with respect to technologies in the school culture? The theoretical framework to develop this dissertation was based on four central research fields. The first focused on understanding the social role of the school and school culture (FORQUIN, 1993). This was followed by the discussion of Professional Teacher Development (MARCELO, 1999), the Lifecycle of Teachers (HUBERMAN, 1995) and Teacher Training (PÉREZ-GÒMES, 1997). The third refers to Knowledge teachers need (TARDIF, LESSARD, LAHAYE,1991; TARDIF, 2002; SHULMAN, 2004), knowledge of School Coordinators need (VERDY, 2005) and Technological Knowledge (MISHRA; KOEHLER, 2006). The latter was supplemented by the understanding of Pedagogy as a science of education and of the identity of the School Coordinator (FREIRE, 1997; PIMENTA, 2011; LIBANEO, 2002; TARDIF; LESSARD, 1999; PINTO, 2006; TARDIF, 2010). The last research field was centered on the discussion of technology in its cultural dimension (FEEMBERG, 2005), on the concept of cyber culture (LÈVY, 1999) and on the correlation between school and technology (KENSKI, 2013, 2014). The research, based on the qualitative paradigm (CRESWELL, 2010; BOGDAN; BIKLEN, 1994), was structured as a case study (YIN, 2010) in two stages: the first, select the gradual and theoretical sampling (FLICK, 2009), followed by the case study itself. In both stages several instruments were used to gather and to analyze the data from several angles. The method for the data and content analysis was based on Bardin (2009) and Saldaña (2013). The research outcomes allow us to postulate that the Professional Development of School Coordinators could have as a starting point the development of an intricate knowledge that is required and fostered in the practical dimension called formative pedagogical organizer of technological content knowledge. This dissertation may contribute academically by listing research perspectives and the implementation of a specific Professional Development based on the needs and knowledge necessary for School Coordinators. Keywords: Teacher Educator. Professional Development. School Culture. Knowledge. Technologies.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Il existe un champ de recherche et pratique lié au perfectionnement du professionnel enseignant. Il traite de ses savoirs dans différents domaines de connaissances. Cependant, il y existe un vide dans la spécificité du développement professionnel du conseiller pédagogique. Ce professionnel participe aux mêmes processus de formation des enseignants, en négligeant les aspects particuliers de son identité, de ses savoirs et sont rares les initiatives qui visent son rôle d'articulateur pédagogique. Le but de la recherche est d'énumérer les catégories de savoirs des conseillers pédagogiques à partir du rapport entre ses pratiques et besoins de formation relativement aux technologies de la culture scolaire. La question de recherche proposée a été : quelles catégories de savoirs des conseillers pédagogiques sont issues de leurs pratiques et besoins de formation proportionnément aux technologies de la culture scolaire ? Le cadre théorique-conceptuel s'est établi à partir de l'interrelation entre quatre axes. Le premier porte sur la compréhension du rôle social de l'école et de la culture scolaire (FORQUIN [1993]). Ceci est suivi des concepts du développement professionnel enseignant (MARCELO [1999]), du cycle de vie professionnel (HUBERMAN [1995]) et de la formation de l'enseignant (PEREZ-GOMEZ [1997]) Le troisième axe traite des savoirs des enseignants (TARDIF/LESSARD/LAHAYE [1991], TARDIF [2002], SHULMAN [2004]), des savoirs des conseillers pédagogiques (VERDY [2005]) et des savoirs technologiques (MISHRA/KOEHLER [2006]). Cet axe est complété par la compréhension de la pédagogie en tant que science de l'éducation et de l'identité du conseiller pédagogique (FREIRE [1997] ; PIMENTA [2011] ; LIBÂNEO [2002] ; TARDIF/LESSARD [1999] ; PINTO [2006]; TARDIF[2010]). Le dernier axe discute la technologie dans sa dimension culturelle (FEEMBERG[2005]), le concept de la cyberculture (LÈVY[1999]) et les relations entre l'école et la technologie (KENSKI[2013][2014]) La recherche, fondée sur paradigme qualitatif (CRESWELL[2010] ; BOGDAN/BIKLEN[1994]), se structure dans l'approche d'étude de cas (YIN[2010]) en deux étapes : la première exploratoire pour faire la sélection progressive et théorique de l'échantillon (FLICK , 2009) suivie de l'étude de cas, les données des deux phases étant produites et triangulées à l'aide de multi-instruments. Les données sont ensuite analysées par les méthodes d'analyse documentaire et de contenu de Bardin [2009] et Saldaña[2013]. Les résultats de la recherche nous permettent de défendre la thèse suivante : le développement professionnel du conseiller pédagogique peut partir de la construction d'un savoir complexe requis et mobilisé dans la pratique, appelée savoir formatif organisateur pédagogique au contenu technologique. De plus, le processus de perfectionnement professionnel du conseiller pédagogique doit inclure sinq catégories. Cette thèse contribue académiquement en prononçant des perspectives pour la recherche et pour la pratique d'un développement professionnel spécifique aux besoins et aux savoirs des conseillers pédagogiques. Mots-clés : Conseiller Pédagogique. Développement Professionnel. Culture de l'école. Savoir. Technologie.pt_BR
dc.format.extent311p. : il. (algumas color.), tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedagogia - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional do pedagogo escolar : das ausências e invisibilidade aos saberes para a articulação das tecnologias na cultura escolarpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples