O movimento "Todos pela educação" : o público, o privado e a disputa de projetos educacionais no Brasil
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Data
2018Autor
Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
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Resumo: Este estudo visa analisar os projetos educacionais de setores do empresariado
brasileiro no âmbito da disputa e da tensão no interior do Estado, por meio das
ações dos movimentos empresariais e, particularmente, do "Movimento Todos Pela
Educação" (TPE). Esses movimentos defendem que o modelo de gestão
empresarial deva servir como parâmetro para os sistemas públicos de ensino. Uma
gestão a ser realizada sob a forma de parcerias, estabelecidas entre os governos
federal, estaduais e municipais, com setores privados nacionais e com organizações
sociais do terceiro setor. A pesquisa analisa inicialmente, a conjuntura nacional e as
reformas estruturais dos anos 1990, como referência para a redefinição do papel do
Estado no Brasil. Analisa a historicidade do TPE, a conjuntura de sua criação, os
princípios, estratégias e os elementos teóricos que baseiam sua ação política, seu
modus operandi e a lógica dos projetos educacionais desenvolvidos no país. Para
coleta e análise de dados foram trabalhados documentos e textos constantes dos
portais dos movimentos empresariais na internet, contraditados por textos da
produção acadêmica de autores nacionais. Num segundo momento, a análise recai
sobre a disputa de projetos educacionais voltados à gestão das escolas e dos
sistemas públicos de educação influenciando sobremaneira o processo de
democratização das propostas pedagógicas e a alocação de recursos financeiros e
orçamentários para uma visão calcada na eficiência e eficácia das políticas públicas
educacionais, não mais realizadas no âmbito do Estado, mas planejadas e
executadas por entes privados, em suas várias formas de manifestação. Encerrando
a análise, aborda-se como o TPE e os movimentos empresariais publicizam suas
propostas e como apresentam realidades de sistemas nos quais os gestores
públicos, seguindo a lógica da cultura de metas e resultados, da responsabilização,
da meritocracia e da privatização buscam desenvolver modelos compartilhados de
gestão da escola pública com organizações sociais do terceiro setor.
Palavras-chave: Política Educacional. Gestão da escola pública. Movimento Todos
Pela Educação. Empresariamento da educação pública. Abstract: This study aims at analyzing the educational projects of sectors of the Brazilian
business community in the context of the dispute and tension within the State,
through the actions of the business movements and, in particular, the "All for
Education Movement" (TPE). These movements argue that the business
management model should serve as a parameter for public education systems. A
management to be carried out in the form of partnerships, established between
federal, state and municipal governments, with national private sectors and with
Social Organizations of the Third Sector. The research initially analyzes the national
conjuncture and the structural reforms of the 1990s as a reference for the
redefinition of the role of the State in Brazil. It analyzes the historicity of the TPE, the
conjuncture of its creation, the principles, strategies and theoretical elements that
base its political action, its modus operandi and the logic of the educational projects
developed in the country. For the collection and analysis of data, documents and
texts from the portals of the business movements on the internet were analyzed,
contradicted by texts of the academic production of national authors. Secondly, the
analysis focuses on the challenge of educational projects aimed at the management
of schools and public education systems, greatly influencing the process of
democratization of pedagogical proposals and, the allocation of financial and
budgetary resources for a vision based on the efficiency and effectiveness of
educational public policies, no longer carried out within the State, but planned and
executed by private entities, in their various forms of manifestation. Concluding the
analysis, it is approached how the TPE and the business movements publicize their
proposals and how they present realities of systems in which public managers,
following the logic of the culture of goals and results, accountability, meritocracy and
privatization, seek to develop models shared public school management with third
sector social organizations.
Keywords: Educational Politics. Public School Management. All Movement For
Education. Public Education Entrepreneurship.
Collections
- Teses [435]