Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorQueiroz, Gustavo Schmidpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T12:33:00Z
dc.date.available2023-03-07T12:33:00Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56884
dc.descriptionOrientador: José Carlos Fernandes.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A constituição do espaço urbano no Brasil é, historicamente, segregadora. A experiência de Curitiba-Pr mostra que a instalação de planos norteadores do crescimento urbano não combateu o aumento de áreas de ocupação irregular na periferia. Uma comunidade que se desenvolveu ao sul do município - as vilas que formam a "Ocupação 29 de Outubro" – é um exemplo dessa situação. A proximidade com o Rio Iguaçu e com o antigo aterro sanitário de Curitiba, somada à baixa renda dos moradores e à falta de serviços básicos, geram informalidade habitacional, risco ambiental e situações precárias de infraestrutura. No centro deste processo, a juventude que ali vive, por vezes marginalizada, tem dificuldade de viver circuitos juvenis próprios, ainda que encontre respostas criativas às necessidades diárias. No território se desenvolvem os problemas urbanos que, a rigor, afetam, primeiro, a juventude, quais sejam, a insegurança, a difícil mobilidade, a falta de opções de lazer, o desemprego, o tráfico. Com o objetivo de criar um perfil deste local, a partir dos desafios e conquistas que a realidade apresenta, este projeto pretende planejar e executar uma oficina de educomunicação com adolescentes, que culmina na produção de uma reportagem para a web, com conteúdos produzidos pelos participantes, em uma experiência de imersão que estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Antropologia. A prática está vinculada à proposta de jornalismo cívico, ou cidadão: a agenda local é a centralidade da notícia e a própria comunidade participa do processo de produção midiática, numa perspectiva "desde dentro"pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.title"Caximba, presente!"pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples