• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Caximba, presente!"

    Thumbnail
    View/Open
    CAXIMBA, PRESENTE. EXPERIENCIA DE EDUCOMUNICACAO NA OCUPACAO 29 DE OUTUBRO_GUSTAVO SCHMID QUEIROZ.pdf (2.562Mb)
    Date
    2018
    Author
    Queiroz, Gustavo Schmid
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educomunicação
    Webjornalismo
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    A constituição do espaço urbano no Brasil é, historicamente, segregadora. A experiência de Curitiba-Pr mostra que a instalação de planos norteadores do crescimento urbano não combateu o aumento de áreas de ocupação irregular na periferia. Uma comunidade que se desenvolveu ao sul do município - as vilas que formam a "Ocupação 29 de Outubro" – é um exemplo dessa situação. A proximidade com o Rio Iguaçu e com o antigo aterro sanitário de Curitiba, somada à baixa renda dos moradores e à falta de serviços básicos, geram informalidade habitacional, risco ambiental e situações precárias de infraestrutura. No centro deste processo, a juventude que ali vive, por vezes marginalizada, tem dificuldade de viver circuitos juvenis próprios, ainda que encontre respostas criativas às necessidades diárias. No território se desenvolvem os problemas urbanos que, a rigor, afetam, primeiro, a juventude, quais sejam, a insegurança, a difícil mobilidade, a falta de opções de lazer, o desemprego, o tráfico. Com o objetivo de criar um perfil deste local, a partir dos desafios e conquistas que a realidade apresenta, este projeto pretende planejar e executar uma oficina de educomunicação com adolescentes, que culmina na produção de uma reportagem para a web, com conteúdos produzidos pelos participantes, em uma experiência de imersão que estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Antropologia. A prática está vinculada à proposta de jornalismo cívico, ou cidadão: a agenda local é a centralidade da notícia e a própria comunidade participa do processo de produção midiática, numa perspectiva "desde dentro".
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56884
    Collections
    • Jornalismo [175]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV