dc.contributor.advisor | Braga Junior, Antonio Djalma, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.author | Domingues, Soraya Corrêa, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T14:19:45Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T14:19:45Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56862 | |
dc.description | Orientador: Antonio Djalma Braga Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com base nos princípios da Educação Ambiental. Para construir este trabalho, foi necessário aprofundamento teórico sobre o tema e uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Paraná que articulou de modo interdisciplinar a Filosofia, Educação Física, Ciências e Geografia, e por fim a indicação das possibilidades para desenvolver aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir de projeto Interdisciplinar sobre Bicicleta e a Educação Ambiental. O projeto da Bicicleta, como mobilidade urbana de baixo impacto ambiental nas aulas de Filosofia, proporcionou momentos de aprendizagem, nos quais os alunos e professores puderam construir seu conhecimento filosófico sobre problemáticas da vida cotidiana, e a partir destas problemática, pensar em novas ações sociais para uma vida mais equilibrada. Pode-se concluir que a Filosofia, se ensinada de modo a
problematizar os eventos do cotidiano como conteúdo das aulas, favorece a formação crítica e reflexiva, fundamentado em argumentos lógicos, e consolidados em autores clássicos que trazem reflexões filosóficas sobre a temática da relação entre ser humano e meio ambiente | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (44 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |