Existe conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori?
Resumo
Resumo : O presente trabalho se propõe a ser um plano de ensino para trabalhar a temática sobre a fonte do conhecimento humano, de forma a levar o aluno do Ensino Médio a refletir se a fonte do nosso conhecimento é a priori ou se o conhecimento se dá de forma a posteriori. Para dar cabo desse nosso plano, propomos um roteiro com seis aulas. Na primeira, que tem o propósito de ser uma aula introdutória da temática, trabalhar-se-á a questão do Ato de Conhecer. Nas aulas dois, três, quatro e cinco, levaremos o aluno ao contato com alguns filósofos que escreveram acerca do tema, a saber, Renê Descartes, John Locke, Immanuel Kant e Willard van Orman Quine. E, por fim, na sexta e última aula, o aluno será convidado, ele próprio, a se posicionar acerca do assunto estudado, ou seja, escolher entre qual fonte considera a mais coerente. Este plano de ensino, produzido no curso de especialização O ensino de filosofia no Ensino Médio, tem o intuito de ser uma ferramenta para, junto ao aluno de filosofia do Ensino Médio, refletir acerca da Teoria do Conhecimento