Existe conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori?
dc.contributor.advisor | Machado, Alexandre Noronha, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Maiquel José Seleprin | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T16:57:12Z | |
dc.date.available | 2021-11-03T16:57:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56840 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Noronha Machado | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância , Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho se propõe a ser um plano de ensino para trabalhar a temática sobre a fonte do conhecimento humano, de forma a levar o aluno do Ensino Médio a refletir se a fonte do nosso conhecimento é a priori ou se o conhecimento se dá de forma a posteriori. Para dar cabo desse nosso plano, propomos um roteiro com seis aulas. Na primeira, que tem o propósito de ser uma aula introdutória da temática, trabalhar-se-á a questão do Ato de Conhecer. Nas aulas dois, três, quatro e cinco, levaremos o aluno ao contato com alguns filósofos que escreveram acerca do tema, a saber, Renê Descartes, John Locke, Immanuel Kant e Willard van Orman Quine. E, por fim, na sexta e última aula, o aluno será convidado, ele próprio, a se posicionar acerca do assunto estudado, ou seja, escolher entre qual fonte considera a mais coerente. Este plano de ensino, produzido no curso de especialização O ensino de filosofia no Ensino Médio, tem o intuito de ser uma ferramenta para, junto ao aluno de filosofia do Ensino Médio, refletir acerca da Teoria do Conhecimento | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Existe conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |