• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LEILA CRISTINA ROSA.pdf (727.7Kb)
    Date
    2018
    Author
    Rosa, Leila Cristina
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Vontade
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, os estudantes. Público indispensável nessa luta. É sob essa condição que este trabalho está inserido. O de aliar professores de filosofia e estudantes do ensino médio no propósito de demonstrar a importância do ensino de filosofia na educação básica. Buscando aprimorar e criar práticas pedagógicas, conforme especificidade da própria filosofia, foram selecionados importantes fragmentos e aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer, sob o objetivo de sensibilizar o estudante quanto as situações da existência humana. O critério para seleção considerou questões pungentes ao cotidiano dos estudantes adolescentes, tais como o amor, o tédio, a dor, a felicidade, a moral, a morte, etc. O objetivo é que, a partir de situações concretas os estudantes sintam-se provocados a buscar compreender como o filósofo ou a filosofia, trata essa ou aquela situação. Verificando que não há, todavia, respostas definitivas, apenas várias maneiras de pensar sobre uma mesma situação. Se assim o for, o ensino de filosofia terá cumprido um de seus desafios, o de levar o estudante para além do conteúdo concreto, fazendo -o perceber a intrínseca relação existente entre a teoria (textos), o pensamento, a linguagem e a realidade. Por fim, o estudante terá dado o primeiro passo em direção a sua emancipação intelectual. Daí, certamente, fará parte do coro que engajado está pela consolidação do ensino de filosofia na educação básica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56828
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV