Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorRosa, Leila Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T13:29:20Z
dc.date.available2021-07-26T13:29:20Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56828
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoalpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, os estudantes. Público indispensável nessa luta. É sob essa condição que este trabalho está inserido. O de aliar professores de filosofia e estudantes do ensino médio no propósito de demonstrar a importância do ensino de filosofia na educação básica. Buscando aprimorar e criar práticas pedagógicas, conforme especificidade da própria filosofia, foram selecionados importantes fragmentos e aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer, sob o objetivo de sensibilizar o estudante quanto as situações da existência humana. O critério para seleção considerou questões pungentes ao cotidiano dos estudantes adolescentes, tais como o amor, o tédio, a dor, a felicidade, a moral, a morte, etc. O objetivo é que, a partir de situações concretas os estudantes sintam-se provocados a buscar compreender como o filósofo ou a filosofia, trata essa ou aquela situação. Verificando que não há, todavia, respostas definitivas, apenas várias maneiras de pensar sobre uma mesma situação. Se assim o for, o ensino de filosofia terá cumprido um de seus desafios, o de levar o estudante para além do conteúdo concreto, fazendo -o perceber a intrínseca relação existente entre a teoria (textos), o pensamento, a linguagem e a realidade. Por fim, o estudante terá dado o primeiro passo em direção a sua emancipação intelectual. Daí, certamente, fará parte do coro que engajado está pela consolidação do ensino de filosofia na educação básica.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (57 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVontadept_BR
dc.titleAs dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauerpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples