• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "O livre-arbítrio" de Santo Agostinho : "A causa do pecado - o abuso da vontade livre" em sala de aula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA LUCIA FABRI ONESKO.pdf (1.209Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Onesko, Ana Lucia Fabri
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com o texto de Santo Agostinho "O livre-arbítrio": "A causa do pecado – O abuso da vontade livre" na aula de Filosofia do Ensino Médio. O estudo está centrado na leitura, interpretação e reflexão sobre o texto apresentado. Nesta obra, Santo Agostinho afirma que o livrearbítrio é um Dom de Deus, conferido ao homem, permitindo-o agir livremente segundo a sua vontade. É a utilização consciente da liberdade, guiada pela vontade. Ele torna-se causa do mal, por meio dos que o recebem, pois estes não o usam devidamente. A reflexão sobre este tema, posteriormente discutida, conduzirá o aluno a questionar-se sobre o livre-arbítrio, sobre sua "liberdade de escolha", se a possui de fato e como essa "liberdade" pode influenciar em sua vida, assim como em tudo o que é realizado pelo homem na sociedade, inclusive na escolha das crenças de cada indivíduo. A proposta de trabalho contempla o uso de dados biográficos do autor e a contextualização da obra, bem como a leitura do texto clássico do filósofo, orientada por um roteiro de leitura, preparado para auxiliar no entendimento do texto. Textos auxiliares também serão disponibilizados para o trabalho, contendo letras de músicas que tratam do assunto e são do gosto da maioria dos jovens. A discussão sobre o livre-arbítrio, realizada na etapa final, será direcionada para a reflexão sobre questões como as influências midiáticas nas "escolhas" de cada indivíduo e a opção por uma vida consumista, sem respeito à natureza e às questões ambientais. Após esta sequência de atividades, espera-se que o jovem seja capaz de propor formas de intervenções sociais positivas e que passe a agir de forma mais consciente e ativa em relação aos problemas sociais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56797
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV