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dc.contributor.advisorWiviurka, Eduardo Seino, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorOnesko, Ana Lucia Fabript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-06T18:00:40Z
dc.date.available2022-01-06T18:00:40Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56797
dc.descriptionOrientador: Profº Drº Eduardo Seino Wiviurka.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 29-30pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com o texto de Santo Agostinho "O livre-arbítrio": "A causa do pecado – O abuso da vontade livre" na aula de Filosofia do Ensino Médio. O estudo está centrado na leitura, interpretação e reflexão sobre o texto apresentado. Nesta obra, Santo Agostinho afirma que o livrearbítrio é um Dom de Deus, conferido ao homem, permitindo-o agir livremente segundo a sua vontade. É a utilização consciente da liberdade, guiada pela vontade. Ele torna-se causa do mal, por meio dos que o recebem, pois estes não o usam devidamente. A reflexão sobre este tema, posteriormente discutida, conduzirá o aluno a questionar-se sobre o livre-arbítrio, sobre sua "liberdade de escolha", se a possui de fato e como essa "liberdade" pode influenciar em sua vida, assim como em tudo o que é realizado pelo homem na sociedade, inclusive na escolha das crenças de cada indivíduo. A proposta de trabalho contempla o uso de dados biográficos do autor e a contextualização da obra, bem como a leitura do texto clássico do filósofo, orientada por um roteiro de leitura, preparado para auxiliar no entendimento do texto. Textos auxiliares também serão disponibilizados para o trabalho, contendo letras de músicas que tratam do assunto e são do gosto da maioria dos jovens. A discussão sobre o livre-arbítrio, realizada na etapa final, será direcionada para a reflexão sobre questões como as influências midiáticas nas "escolhas" de cada indivíduo e a opção por uma vida consumista, sem respeito à natureza e às questões ambientais. Após esta sequência de atividades, espera-se que o jovem seja capaz de propor formas de intervenções sociais positivas e que passe a agir de forma mais consciente e ativa em relação aos problemas sociais.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (31 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLivre arbítriopt_BR
dc.subjectBem e mal - Filosofiapt_BR
dc.title"O livre-arbítrio" de Santo Agostinho : "A causa do pecado - o abuso da vontade livre" em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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