Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
Resumo
Resumo : O ser humano sempre necessitou da reinvenção contínua do processo de contar a própria história, seus mitos e crenças. Desta maneira o processo de criação da Storytelling tornou-se uma proposta muito valiosa para que crianças pequenas pudessem compreender, de forma simples, a história humana. Em se tratando do universo escolar, é preciso compreender de que forma a mídia áudio, por meio de músicas clássica e temática, e informática, pesquisa via internet, Ipad’s e tablets, sofrem influências quando inseridas na Storytelling. Com o objetivo de compreender a relação entre música e a técnica de Storytelling na contribuição formativa de produções críticas e agentes históricos, o presente trabalho apresenta uma análise realizada no Colégio Amplação, em Curitiba, PR, tendo como amostra de pesquisa educandos da Educação Fundamental II ao Médio. Como metodologia definiu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com análise de dados obtidos por meio de encontros semanais pela modalidade de pesquisa-ação e observação participante. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o processo de Storytelling, ligado à formação crítica dos educandos, trabalhado de forma constante e integrado às mídias de música específica e leituras de conteúdos de apostila, livros e artigos, ajuda no progresso constante de ampliação nos interesses por estudos, pesquisas e debates constantes, além de proporcionar aos educandos o autoconhecimento dos potenciais intelectuais