dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Campesi, Mara do Carmo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T13:37:11Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T13:37:11Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56405 | |
dc.description | Orientador : Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O Presente trabalho visa aprofundar o conceito de esclarecimento usado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, no opúsculo resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"? (Aufklärung). Pretende-se, portanto, aprofundar o sentido do termo esclarecimento usado por Kant e a importância da saída da menoridade para obter o esclarecimento, pois desta forma ele poderá vir a fazer o uso público de sua razão. O trabalho visa também identificar a importância de uma educação filosófica neste processo de saída da menoridade do indivíduo rumo ao esclarecimento, através de uma consciência crítica na análise da realidade que o rodeia. E ao termino do trabalho, apresentar-se-á novas formas de transmitir o ensino da filosofia através do ciberespaço, servindo para ampliar as pesquisas em torno dos mais variados problemas da atualidade, através dos debates em chats, fóruns, grupos de interação e pesquisas. Pois, assim como as redes sociais também podem ser instrumentos de transmissão de ideias e pensamentos nos mais variados grupos, elas podem também serem usadas para transmitir nossos conhecimentos e análises críticas frente à sociedade e diante de novas questões que irão surgindo ao longo dos tempos. O método utilizado para efetuar a pesquisa foi o de análise bibliográfica dos autores citados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present work aims at deepening the concept of enlightenment used by the German philosopher Immanuel Kant, in the pamphlet answer to the question: What is "Enlightenment"? (Aufklärung). It is intended, therefore, to deepen the meaning of the term enlightenment used by Kant and the importance of the exit of the minority to obtain the enlightenment, because in this way he may come to make public use of his reason. The work also aims to identify the importance of a philosophical education in this process of leaving the minority of the individual towards enlightenment, through a critical awareness in the analysis of the reality that surrounds him. And at the end of the work, new ways of transmitting the teaching of philosophy through cyberspace will be presented, serving to broaden the research around the most varied problems of the present, through the debates in chats, forums, interaction groups and researches . For just as social networks can also be instruments of transmission of ideas and thoughts in the most varied groups, they can also be used to convey our knowledge and critical analysis to society and to new questions that will arise over time. The method used to carry out the research was the bibliographic analysis of the cited authors. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | Da importância do homem esclarecido ao ensino da Filosofia através das novas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |